• Carregando...
Xhaka comemora o gol contra a Sérvia com o gesto da águia albanesa | AFP/
Xhaka comemora o gol contra a Sérvia com o gesto da águia albanesa| Foto: AFP/

Autores dos gols da vitória da Suíça por 2 a 1 sobre a Sérvia, na última sexta-feira (22), na 2.ª rodada do Grupo E da Copa do Mundo 2018, os meias Xhaka e Shaqiri correm risco de serem suspensos por duas partidas ainda durante o Mundial.

O motivo: a forma que comemoraram seus gols, fazendo um símbolo de águia com as mãos, em referência à bandeira da Albânia.

A Fifa está investigando se a dupla quebrou a regra que proíbe manifestações políticas em jogos de futebol. Xhaka nasceu na Basileia, na Suíça, e é filho de pais kosovares, enquanto Shaqiri é nascido no Kosovo, assim como o volante Behrami. Ambos se naturalizaram para atuar pela Suíça.

>> Leia também

ESPECIAL Copa 2018: notícias, tabela, agenda de jogos e serviço de TV

TABELA DA COPA: confira os jogos e grupos do Mundial

A independência de Kosovo, cuja maioria da população é de origem albanesa, foi declarada unilateralmente em 2008, porém a Sérvia, país que detém a influência sobre esse território, ainda não a reconheceu . A Rússia, aliada histórica da Sérvia, também é contrária ao processo de independência kosovar. O Brasil também não reconhece a independência do país.

Por isso, a partida da Suíça contra a Sérvia era especial para os jogadores suíços de origem kosovar-albanesa. O pai de Xhaka, inclusive, passou três anos e meio como preso político na Iugoslávia.

O artigo 54 do código disciplinar da Fifa impede “atos provocativos durante um jogo, com risco de punição de dois jogos”. Após o jogo, Shaqiri disse: “foi apenas emoção. Estou muito feliz de marcar este gol. Não é nada a mais”.

Vale lembrar que a antiga Iugoslávia era um país formado pelas repúblicas da Sérvia, Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegovina, Macedônia e Montenegro, além de duas regiões autônomas de influência sérvia: Kosovo e Vojvodina.

Anteriormente, Kosovo entrou em guerra com a então Iugoslávia entre 1998 e 1999. Os kosovares, de origem albanesa, pediam independência. Mais de 10 mil pessoas morreram ou desapareceram no conflito.

Técnico da Sérvia

A Fifa também investiga se o técnico da Sérvia, Mladen Krstajic, pode ser punido. Após o jogo, ele declarou que o árbitro da partida, o alemão Félix Brych, deveria ser levado a um julgamento em tribunal de crimes de guerra em Haia por não ter concedido um pênalti à Sérvia em lance no segundo tempo do jogo.

Também foram abertos procedimentos disciplinares contra a Associação de Futebol da Sérvia, por distúrbios causados por seus torcedores, que exibiram mensagens políticas ofensivas nas arquibancadas do estádio.

Receba notícias da Copa do Mundo de 2018 no seu WhatsApp

A Copa do Mundo 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Mundial da Rússia, com início dia 14 de junho.

Para receber diariamente as principais notícias da Copa e da seleção brasileira é muito fácil. Basta seguir os passos abaixo. É simples.

Junte-se a nós na Copa do Mundo. As notícias serão enviadas do portal do Gazeta do Povo. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]