• Carregando...
Sting: sem dom para as rimas | Arquivo Gazeta do Povo
Sting: sem dom para as rimas| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

Alviverdes

Negociações – A proximidade do fim da temporada aquece o mercado da bola. Ontem, a imprensa carioca anunciou como certa a transferência do volante Túlio para o Botafogo em 2008. Na mira dos cariocas, que tentam se redimir do declínio na temporada, estariam ainda meia Pedro Ken, os atacantes Keirrison e Henrique Dias e o zagueiro Henrique. O Coxa evita falar sobre negociações.

Alterações – Sem Douglas Silva e Ricardinho, suspensos pelo terceiro cartão amarelo, o técnico René Simões pode optar por Túlio e Marlos, respectivamente, para o jogo de sábado, contra o Santo André.

Labuta – Os jogadores retomaram o treinamentos após uma extensa folga. Eles foram liberados após o jogo de sexta-feira e só trabalharam fisicamente ontem à tarde. O técnico René Simões estendeu o descanso e só volta ao batente hoje.

O retorno alviverde à Primeira Divisão tem tudo para acontecer junto de quem mais sonha com ele. A combinação entre o aproveitamento da equipe fora (33,3%) e em casa (88,8%) e o número de pontos que faltam para o acesso indica que o Coritiba deve subir entre a 34.ª e a 36.ª rodada, provavelmente com apoio maciço da torcida.

A tabela da Série B programa, para este período, dois duelos no Couto Pereira e um Florianópolis. Do outro lado do campo, adversários que mexem com o sentimento de torcedores, jogadores e até do técnico coxa-branca.

A matemática aponta 62 pontos como o número ideal para alcançar a elite. Com 55, faltam ao Alviverde mais sete a serem computados. Essa soma, entretanto, é válida apenas para a última rodada, segundo o matemático Tristão Garcia.

"A classificação antecipada exige uma soma maior pois todas as combinações precisam ser consideradas", explicou o responsável pelo site Infobola, que calcula em 98% a chance de o Coritiba jogar a Série A em 2008.

Para conseguir a promoção antecipada sem depender de critérios de desempate, o Coxa precisa ter, em relação ao quinto colocado, uma vantagem de um ponto a mais que o total em disputa. Por exemplo: para subir faltando três jogos, o Alviverde precisa fechar a 35.ª rodada dez pontos à frente do quinto.

A projeção de pontos com base no aproveitamento da equipe aponta as rodadas 34, 35 e 36 como as mais prováveis para a confirmação do acesso.

O primeiro duelo desta série é no Couto Pereira, contra o Vitória, clube que foi parar na Série C em 2005 sob o comando de René Simões. Para a torcida, um reencontro com Capixaba, ícone do rebaixamento em 2005, e Jackson, presente na queda de dois anos atrás e na campanha da temporada passada.

Uma semana depois, o Coxa visita o Avaí, em Florianópolis, adversário de dois momento extremos do clube em 2006. No encerramento do primeiro turno, a torcida invadiu a Ressacada para ver a conquista do título simbólico de inverno. Dezenove rodadas depois, já com a permanência na ante-sala da elite confirmada, os torcedores aproveitaram o último duelo do ano, com o Leão, no Couto às moscas, para protestar e pedir a saída do presidente Giovani Gionédis.

Forte candidato ao jogo da "subida", o encontro com a Portuguesa poderia ser uma redenção aos torcedores. Se vencesse, o time aliviaria uma mancha antiga deixada pela Lusa no Alto da Glória. Nove ano atrás, os paulistas eliminaram o Coritiba do Campeonato Brasileiro em dos mais duros golpes sofridos em casa. Além disso, foi contra o time rubro-verde que o Coxa fez sua pior atuação na Segundona 2007.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]