A campanha do Coritiba na temporada 20 vitórias e 2 empates (94% de aproveitamento) permite dizer que os comandados do técnico Marcelo Oliveira têm hoje, em teoria, contra o Corinthians-PR, às 18h30, no Couto Pereira, mais um jogo fácil no caminho rumo ao título estadual.
A facilidade ou não da partida, porém, está intimamente ligada à maneira como os donos da casa entrarão em campo. Mesmo muito perto da conquista (cinco pontos de vantagem para o Atlético, restando quatro rodadas), o mínimo espaço dado à soberba pode comprometer todo o trabalho.
A psicóloga do clube, Flávia Focaccia Justus, garante que não há espaço para "oba-oba". Segundo ela, nem mesmo a proximidade do primeiro objetivo do ano irá alterar a maneira de ser do elenco. Ou seja, não há sinal de salto alto. "Isso vem sendo trabalhado desde o início do ano. É um jogo de cada vez, uma vitória de cada vez. O comportamento não vai mudar na reta final", afirmou Flávia, que há dez anos trabalha no Alto da Glória.
Um triunfo sobre o Timãozinho, combinado a empate ou derrota do Atlético contra o quarto colocado Cianorte, abre a possibilidade de o título vir já na rodada seguinte, contra o Roma, em Apucarana.
O cenário no qual o Coritiba levantaria a taça com duas rodadas de antecedência, entretanto, ainda nem é cogitado por atletas e comissão técnica. A velha tática do "passo a passo" prevalece.
"Temos procurado fazer de cada jogo uma decisão e ainda faltam quatro", disse o zagueiro Cleiton, que será titular no lugar do suspenso Emerson. "Estamos preparados para ser campeões, o foco está muito certo. Só depende da gente. Por isso ficar de salto alto agora seria bobeira", concordou o meia e aniversariante do dia Éverton Ribeiro, que entra na vaga de Rafinha, suspenso pela agressão sobre Wellington, do Arapongas, no jogo do dia 23 de março.
Mais importante do que respeitar o adversário, o principal trunfo para definir a 21.ª vitória coxa-branca em 2011 17.ª no Paranaense é o mais simples possível: jogar futebol.
É exatamente o que Marcelo Oliveira vem enfatizando. "Sabemos que os jogos são difíceis, mas temos de saber também que, pelo trabalho realizado pelo time, podemos ganhá-los, com entrega até o fim. Quem sabe não vamos fazer um ano histórico aqui? A perspectiva é muito boa. Só precisamos consagrar isso nas partidas que nos restam", apontou o treinador.
Ao vivo
Coritiba x Corinthians-PR, às 18h30, na Rádio 98 FM (98,9) e no tempo real da Gazeta do Povo.



