Noventa minutos mais alguns possíveis acréscimos é o tempo que separa o Coritiba de entrar definitivamente para a história do futebol nacional. Basta sair vencedor do jogo de hoje, às 19h30, contra o Caxias, no Estádio Centenário, para estabelecer a maior sequência de vitórias de um clube brasileiro: 22 confrontos que vão além de uma mera invencibilidade.
Os comandados de Marcelo Oliveira, que igualaram a marca do Palmeiras de 1996 (21 triunfos consecutivos) no último domingo contra o Atlético, na partida que garantiu o bicampeonato estadual, já admitem que, além da classificação para as quartas de final da Copa do Brasil, o pensamento está na iminente marca.
"A gente não falava muito na quebra do recorde, mas a partir do momento que estamos com a classificação bem adiantada, passamos a pensar, sim", afirmou o atacante Leonardo, que fica com a vaga de Bill, suspenso pela expulsão no último duelo entre paranaenses e gaúchos triunfo por 4 a 0 que permite ao time até perder por 3 gols de diferença hoje para seguir no torneio nacional.
"Agora, sim, é um objetivo que todos têm muito interesse. Afinal é uma grande chance de colocarmos nossos nomes na história", acrescentou o zagueiro Cleiton, substituto de Pereira, lesionado. Na outra alteração na formação titular, Anderson Aquino ganhou a posição do também contundido Marcos Aurélio.
O foco dos atletas, porém, não está apenas na marca histórica, segundo Marcelo Oliveira. O treinador afirmou que essa questão fica mais latente para os torcedores. Para ele, sua equipe tem de, simplesmente, vencer. E isso só não aconteceu duas vezes em 2011 empates diante de Paraná e Arapongas.
"O futebol não nos dá esse direito [de menosprezar o valor do jogo por causa de um recorde], embora seja uma vantagem significativa. As circunstâncias da partida vão nos remeter a, quem sabe, conseguir uma vitória e essa quebra de recorde, que passa a ser importante já que o campeonato [Paranaense] acabou e conquistamos o título", disse o técnico, que fez questão de lembrar: "Não estamos pensando no Palmeiras", próximo adversário na Copa do Brasil caso a classificação seja sacramentada hoje em Caxias do Sul.
Ao vivo
Caxias x Coritiba, às 19h30, no SporTV 2, na Rádio 98 FM (98,9) e no tempo real da Gazeta do Povo.




