• Carregando...
Geraldo, durante treinamento no CT da Graciosa. Com o nome no BID, meia-atacante já pode estrear | Rodolfo Bührer / Gazeta do Povo
Geraldo, durante treinamento no CT da Graciosa. Com o nome no BID, meia-atacante já pode estrear| Foto: Rodolfo Bührer / Gazeta do Povo

Mesmo que o prazo para a inscrição de jogadores tenha terminado há pouco mais de um mês, o Coritiba deve anunciar ainda nesta semana mais um reforço para o restante do Brasileirão. O meia-atacante angolano Geraldo (na verdade Hermenegildo da Costa Paulo Bartolomeu) teve sua situação regularizada nesta terça-feira (27) e pode receber o aval oficial da CBF para jogar já a partir nesta quarta (28).

De acordo com o advogado do clube, Gustavo Nadalin, o jogador já esta com o novo visto de trabalho. "Na sexta-feira conseguimos acertar tudo e pegamos o visto para ele poder trabalhar. Reunimos toda a papelada, ele já voltou de viagem e hoje mesmo pagamos a taxa para alterar o contrato dele de amador para profissional", explicou, por telefone, à Gazeta do Povo.

Como já tem seu nome relacionado no Boletim Informativo Diário da CBF como amador, Geraldo poderá ser utilizado assim que se tornar profissional, o que de fato deve acontecer nesta quarta. Quem garante isso é o artigo 34 do Regulamento Geral das Competições (RGC), que diz: "Ocorrendo a profissionalização dos atletas pelo mesmo clube, tais atletas estarão em condições de jogo a qualquer tempo, desde que já registrados na competição".

Por precaução, o departamento jurídico do Coritiba, mesmo com o RGC em mãos, solicitou por escrito da CBF a confirmação de que Geraldo pode mesmo estrear. "É pura precaução. O texto é claríssimo, mas quando fomos pagar a taxa para a transferência do contrato dele, solicitamos por escrito essa liberação para que ele possa jogar".

Cercado de expectativa

Aos 17 anos, Geraldo chegou ao Coritiba de maneira inusitada. Após ter disputado a Copa SP pelo Rio Claro-SP, ele acertou com o Andraus, time da região metropolitana de Curitiba. Após um jogo-treino contra o time B Coxa, o então técnico René Simões ficou impressionado com o futebol do jogador e sugeriu sua contratação.

Desde então, começo de julho, o angolano vem treinando no clube, enquanto aguardava sua liberação para poder jogar. O próprio René disse várias vezes que tinha interesse em usá-lo neste Brasileirão, vontade também revelada pelo atual técnico Ney Franco. Nesta segunda, em entrevista à rádio Transamérica, ele comentou que gostaria de poder contar com o futebol de Geraldo, mas que não podia pela questão contratual/burocrática.

Na época de sua chegada, o Coritiba anunciou a contratação de Geraldo como aposta. Em Angola, pela sua seleção, ele teria sido capitão das equipes Sub-15 e sub-17, sempre titular e referência para os demais. O Coritiba tem 30% dos direitos federativos do jogador, com preferência de compra de outros 20%. Em agosto, segundo levantou a reportagem da Gazeta do Povo na ocasião, a Udinesse (Itália) tentou contratar o jogador, mas o Alviverde se negou a concretizar a transferência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]