• Carregando...

Coritiba 100 anos

Faltam 9 dias - 3 de Outubro

... Em 1971, o Coritiba vence o futuro campeão brasileiro, Atlético Mineiro, por 1 a 0. Como destaque, no último minuto de jogo o atacante coxa-branca Tião Abatiá aplicou uma séries de dribles desconcertantes no zagueiro Vantuir e no goleiro Renato e, já sem ângulo, cruzou para a área. O talentoso meia-direita Leocádio, que vinha na corrida, cabeceou por cima da trave. A torcida se levantou e aplaudiu de pé a jogada de Abatiá, que, no final do ano, foi escolhido o melhor centroavante do campeonato.

... Em 1999, pelo Campeonato Brasileiro, o Coritiba goleia o Grêmio do atacante Ronaldinho Gaúcho, por 4 a 0. O time do técnico Márcio Araújo entrou em campo com Gilberto; Reginaldo Araújo, Flávio, Leonardo e Dutra; Ataliba, Mozart, Darci e João Santos; Cléber e Luís Carlos Matos.

Visite www.historiadocoritiba.com.br e conheça mais a respeito do passado alviverde.

Quem conhece Pedro Ken anda estranhando. O jogador, hábil tanto na marcação como na condução da bola, resolveu também se arriscar mais ao ataque e... chutar a gol.

Pedro é o atleta que mais atuou no Brasileirão pelo Coriti­­ba. Tem 23 jogos, junto de Marce­­li­­nho Pa­­raíba e Leandro Doni­­zete. É o se­­gundo jogador que mais desarma no Alviverde, com 41 roubadas de bola. E também o vice nas assistências para gols: 2.

Mas o meia quer esperar um pouco mais para comemorar o que chama de melhor momento individual de sua carreira. O jo­­gador ainda quer, pela primeira vez, deixar a sua marca na Série A do Campeonato Brasileiro.

"Procurei evoluir em muitos sentidos e inclusive nos chutes a gol. Infelizmente, ou o goleiro defende ou a bola bate na trave... Mas um dia a bola vai entrar", brinca o Pedro Ken, que, depois de iniciar o ano com atuações in­constantes – sem uma posição bem definida por Ivo Wort­­mann e também René Simões –, ganhou regularidade com a chegada do atual treiandor. "O Ney Franco não muda a parte tática dele e isso é muito positivo. Não fica uma hora de um jeito, outra hora de outro. Todo mundo já sabe o que fazer, independentemente de quem entre."

No atual esquema, Pedro joga caindo mais pela direita ou, quando há falta de volantes, fica mais centrado na mar­­cação. Assim, vem chamando a atenção de outros clubes. Primeiro foi o Corin­­thians. Agora, seu empresário, Marcos Malaquias, avalia que será difícil manter o jogador no Alto da Glória depois do fim do ano.

"Estamos em fase de negociação. Acredito muito no Pe­­dro e ele deve sair no fim do ano. Mas pela porta da frente", afirma Malaquias, da Mais Sports Brazil.

A empresa e o jogador são donos de 40% dos direitos econômicos. O Coritiba, do resto. Malaquias avalia o valor de uma provável negociação do atleta por, no mínimo, 2 mi­­lhões de euros (R$ 5,6 mi­­lhões). Números altos, mas que ainda não interferem dentro de campo.

"Estou tranquilo. Sei que se fizer bons jogos na Primeira Divisão, até pela minha idade (22 anos), vão surgir propostas e interesses, como está ocorrendo. Mas estou feliz aqui no time que me formou, que tenho uma história. Meu pensamento agora é estar dentro de campo dando sempre o meu melhor", diz Ken.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]