• Carregando...

O rebaixamento do Coritiba à Série B do Brasileiro e a fórmula do Campeonato Paranaense deixaram 2006 sob forte ameaça de entrar para a história como o primeiro ano sem Atletiba. Mas o destino resolveu dar uma mãozinha para que o clássico, que completa seu 82.º aniversário, seja realizado também nesta temporada.

Nem é necessária uma combinação de resultados tão absurda para que os tradicionais rivais se encontrem já nas quartas-de-final do Estadual. Basta o Coxa, com 22 pontos, não vencer a líder Adap (23), hoje, às 15h30, em Campo Mourão, e Paraná (23) e Londrina (21) cumprirem o dever de casa.

O Tricolor recebe no Pinheirão o lanterna e já rebaixado Toledo. Já o Tubarão enfrenta no Estádio do Café o desmotivado Paranavaí. Na quinta colocação, com 14 pontos, o Vermelhinho não tem mais ambição alguma no campeonato.

Feitas as previsões, o grupo terminaria, pela ordem, com Adap, Paraná, Londrina e Coritiba classificados.

Do outro lado da chave, um empate diante do Cianorte, no interior, já dá ao Furacão (25 pontos) o simbólico título de campeão do grupo A. Ainda em caso de derrota do Rubro-Negro, o Rio Branco (22) teria de vencer o último colocado Francisco Beltrão e ainda tirar uma desvantagem de oito gols no saldo.

A fórmula do Atletiba está pronta. E como era de se esperar, o assunto é tratado com ressalvas no Alto da Glória. Poucos jogadores falam abertamente sobre o encontro precoce com o maior rival. Por cautela, preferem o batido discurso de pensar em um adversário por vez. Ou ainda a frases comuns às vésperas de fases decisivas. "Time que quer ser campeão não pode escolher adversários", apela o lateral-esquerdo Ricardinho, um dos mais experientes em Atletibas.

Sempre sincero, o capitão Anderson é o único a adotar um discurso diferente. Para o zagueiro, o Coritiba ainda está bem vivo na briga pela liderança do grupo, o que conseqüentemente prorrogaria o confronto com o time de Lothar Matthäus.

"Só podemos pensar em jogar bem contra a Adap, nos recuperarmos do empate em casa com o Roma e assim tentar o primeiro lugar. Vai que o Paraná perde? Justamente por isso precisaremos fazer a nossa parte", afirma o defensor, que garante não ter medo de uma eliminação precoce caso o Coxa encontre o Furacão nas quartas-de-final.

"Não queremos a vitória para fugir do Atlético ou de qualquer outro adversário. Não tememos ninguém. Queremos é a liderança, que além das vantagens na próxima fase, elevaria também o moral do grupo para a partida de quarta-feira contra o Icasa, pela Copa do Brasil", complementa.

O duelo com a equipe de Juazeiro do Norte (CE) marcará a estréia oficial de Estevam Soares no comando do Alviverde. Hoje, o técnico acompanhará das arquibancadas do Roberto Brzezinski a despedida do interino Cláudio Marques. "Na segunda-feira começa tudo novo para nós aqui dentro do Coritiba", diz Anderson.

* * * * * * *

Em Campo Mourão

Adap

Fábio; Ângelo, Alex, Noronha e Mineiro; Elvis, Silas, Felipe Alves e Batista; Ivan e Serginho.Técnico: Gilberto Pereira.

Coritiba

Artur; Anderson, Índio e Marcelo Batatais; James, Peruíbe, Julinho, Guaru e Ricardinho; Eanes e Jéfferson.Técnico: Cláudio Marques.

Estádio: Roberto Brzezinski.Horário: 15h30.Árbitro: Antônio Denival de Moraes.Auxs.: Ildefonso Teixeira e Júlio César de Souza.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]