• Carregando...
O técnico Marcelo Oliveira diz que nunca se preocupou por ter de substituir o popular Ney Franco | Marcelo Elias/ Gazeta do Povo
O técnico Marcelo Oliveira diz que nunca se preocupou por ter de substituir o popular Ney Franco| Foto: Marcelo Elias/ Gazeta do Povo

Recordes

Vitórias consecutivas

Com 14 vitórias seguidas, o Coritiba já tem a maior série vencedora da história do clube. O recorde anterior era de dez jogos, estabelecido em 1939.

Triunfos no Estadual

Com 11 vitórias consecutivas no Estadual, está a um passo de empatar com o Atlético de 2008, recordista dentro do Regional.

Arrancada

Deste o início do ano já são 19 jogos sem derrota. O melhor começo de temporada alviverde havia acontecido em 1961, quando ficou 17 duelos invicto.

Série invicta no PR

Chegou a 27 rodadas sem perder e igualou marca que já ocorreu três vezes na história (Coritiba de 72-73, Coritiba de 76-77 e Atlético de 81-82). Pode quebrar a marca amanhã, contra o Iraty.

Série invicta geral

Está a 12 jogos de repetir a maior fase sem derrotas do clube. A marca anterior, de 31 partidas, foi feita entre janeiro e agosto de 1977.

Televisão

Coxa diz ter autonomia para negociar sem o C13

O vice-presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade, negou que o Clube dos 13 possa negociar os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro válidos pelo triênio 2012/14 em nome do Alviverde, como a entidade afirmou na quarta-feira, quando oficializou acordo com a RedeTV!. Segundo o dirigente, o argumento de que o C13 tem direito de 3/4 de seus associados por ter procurações dos próprios clubes – com exceção de Corinthians, Palmeiras, Fluminense, Santos e Goiás – é "totalmente furado".

"Não temos nenhuma obrigação com o C13. Já liquidamos, antes do vencimento, o único financiamento que tínhamos feito. Não temos mais vínculo nenhum nesse sentido", disse Andrade, rechaçando o fato. A entidade alega que teria direito de tratar dos direitos de televisão do clube por ter sido avalista em empréstimos bancário no passado.

Além do Coritiba, outras nove agremiações já fecharam contratos com TV Globo. O Santos foi o último a concluir o negócio, que gira em torno de R$ 70 milhões por temporada, mesmo valor que será pago ao Vasco.

Já o Cruzeiro, que não havia revelado as condições de seu acordo com a emissora carioca, confirmou ontem que deve receber quantia similar a de Grêmio e Internacional (cerca de R$ 47 milhões). Além deles, Goiás, Corinthians, Sport e Vitória são os outros clubes já garantidos com a Globo.

São Paulo, Atlético-MG e Atlético-PR são os únicos que seguem fiéis ao C13, que adiou para a próxima semana uma reunião com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), na qual tentará fazer valer a negociação com a RedeTV!.

  • Veja o aproveitamento dos times da série A na temporada. Coritiba lidera.

O técnico Marcelo Oliveira tem todos os motivos do mundo para rir à toa com a campanha do Coritiba. Já garantido em uma possível final do Paranaense, líder do returno estadual, dono de futebol convincente e ainda invicto após 19 partidas na temporada, o Alviverde tem, de longe, o melhor aproveitamento entre os 20 clubes da Série A: 93%.

Com 17 vitórias, dois empates e 53 pontos conquistados, o time coxa-branca é, ao lado do Fla­men­go, o único que ainda não perdeu em 2011. Porém, com um empate a mais e quatro partidas disputadas a menos, os cariocas têm desempenho quase 10% mais baixo – 86%. O Ceará, que só foi derrotado uma vez no ano, completa o pódio da alta performance. Na rabeira da tabela estão, respectivamente, Bahia, Vasco e Avaí (ver tabela ao lado).

Apesar de a arrancada deste início de ano já ser a melhor registrada na história do Alto da Glória, a diretoria mantém os pés no chão quanto à euforia demasiada e, principalmente, precipitada. O pensamento é o mesmo, desde os jogadores até a diretoria: foco nos objetivos. Ou seja, sem distrações até o título.

"Isso tudo é consequência do planejamento feito desde o ano passado, que vem sido obedecido à risca. Também por termos as pessoas certas nos lugares certos, sempre profissionais de alto nível, mas que sabem que a grandeza da instituição é maior do que elas", garantiu o vice-presidente Vilson Ribeiro de Andrade, após ressaltar a importância da manutenção da base formada na última temporada para o atual sucesso.

Entre os desdobramentos do ano praticamente perfeito até aqui, com direito à quebra de recordes históricos, talvez a mais significativa delas seja a afirmação do grupo que levantou a taça da Série B no ano passado. Mesmo com a mudança de comando, o elenco permaneceu "fechado" agora está cada vez mais próximo de colher os primeiro frutos.

O treinador, que chegou com o peso de substituir Ney Franco, espantou qualquer receio quanto a seu trabalho. Com muita serenidade, entrou, em menos de quatro meses, para a história do clube.

"Nunca me preocupei. Che­­guei com o respaldo da diretoria sempre consciente de que poderíamos fazer um grande trabalho. Fico feliz com o reconhecimento, mas é um trabalho de todo o clube que funciona muito bem na parte administrativa, um grupo de jogadores que quer vencer", disse Oliveira.

O levantamento que alça o Coxa à dianteira do país leva em conta todos os jogos disputados pelos 20 participantes da elite nacional na temporada.

* * *

Veja os times que já fecharam com a Globo:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]