• Carregando...
Léo Gago cobra mais inteligência do Coritiba fora de casa | Marcelo Elias / Gazeta do Povo
Léo Gago cobra mais inteligência do Coritiba fora de casa| Foto: Marcelo Elias / Gazeta do Povo
  • Confira a ficha técnica do jogo

Depois de vencer os dois últimos confrontos como mandante, o Coritiba tem hoje, às 16 horas, em Porto Alegre, seu último desafio antes de tentar emplacar uma nova sequência positiva em 2011. Derrotar o Grêmio, fora de casa, significará retomar o caminho que fez do Coxa um protagonista da primeira parte da temporada.Triunfar frequentemente como visitante era característica marcante da equipe que alcançou a final da Copa do Brasil. Mas já faz tempo que o Alviverde não consegue bons resultados longe de Curitiba.

A última vitória dos comandados de Marcelo Oliveira fora do Couto Pereira aconteceu ainda em abril, no dia 28. O placar de 1 a 0 sobre o Caxias marcou a quebra o recorde nacional de vitórias consecutivas.

Depois disso nenhuma festa como forasteiro. Na Copa do Brasil, empatou com Ceará, além das derrotas para Vasco e Palmeiras. O retrospecto pelo Nacional também não anima. Corinthians, Botafogo e Cruzeiro – todos hoje na parte de cima da tabela – bateram o Alviverde.

Mas a arrancada em casa, ao derrotar Ceará e Figueirense, é usada como motivação. "Nesses dois jogos tivemos um crescimento muito grande. Aquela garra e perseverança vão ser fundamentais, assim como matar as oportunidades que surgirem", aponta o volante Gil. Ele será titular pela primeira vez, já que Willian está suspenso. Na zaga, Pereira retorna e fica com a vaga de Jéci.

Se levar em conta o aproveitamento fora de casa na temporada, o otimismo vai predominar diante dos gaúchos. Em 20 jogos no ano, o Coritiba conquistou 65% de aproveitamento (12 vitórias, 3 empates e 5 derrotas). Rendimento que veio na base de uma única regra, a do jogo inteligente.

"Temos de jogar com inteligência, marcar muito e atacar o adversário como sempre fizemos e vinha dando certo", diz Anderson Aquino, artilheiro do time na temporada ao lado de Bill, com 17 gols. Apesar do bom rendimento, ele deve começar na reserva mais uma vez.

"Precisamos ter um pouco mais de inteligência, condições plenas [para vencer] nós temos", garante Léo Gago. O volante citou a partida contra o Cruzeiro, como exemplo claro de como o Alviverde ainda pode melhorar como visitante. Na ocasião, mesmo conseguindo um empate tardio, o time sofreu o revés em um descuido perto do fim. Situação que nem de longe deve se repetir, lembra.

"Faz um tempinho [a última vitória], mas uma hora ela vai vir, assim como vieram meus gols. A boa fase uma hora vem para quem trabalha", fecha o meio-campista.

Ao vivo

Grêmio x Coritiba, às 16 horas, na RPC TV e no tempo real da Gazeta do Povo aqui no site.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]