• Carregando...

Apesar de ter terminado o primeiro turno do Brasileiro em 13.º lugar, o Coritiba é o 2.º time que mais levou torcedores ao estádio – com 215.394 no total, só perde para o Corinthians. Prova da força da torcida coxa-branca, muitas vezes não correspondida em campo. Os pontos perdidos em casa são a explicação encontrada pelo elenco e o técnico Cuca para a campanha irregular da equipe. Eles prometem mudar isso a partir do jogo de hoje contra o Fortaleza, às 20h30, no Couto Pereira.

Por causa da derrota de domingo para o Internacional, dificilmente o público manterá a média de 21.539 torcedores registrada até o momento. Mas a expectativa é de que a promoção no preço dos ingressos antecipados – até ontem, as cadeiras da Mauá e arquibancadas custavam R$ 5 e as cadeiras sociais R$ 15 – leve pelo menos 15 mil pessoas ao jogo. Hoje o preço das entradas será dobrado.

A dúvida é se a torcida vai apoiar ou pressionar a equipe. Cuca alertou os jogadores que isso está nas mãos deles. "Se desde o primeiro momento acertarem os lances, só vão receber incentivos. Da minha parte, prefiro sempre jogar em casa", diz o treinador.

Ele conversou bastante com o time sobre os pontos perdidos no Couto durante o primeiro turno. Foram 13 no total – derrotas para Santos, Juventude e Botafogo; empates com Brasiliense e São Caetano. Somados às cinco vitórias diante da torcida, os resultados dão ao Coxa aproveitamento de 56,67%.

Muito pouco para quem ainda pretende disputar uma vaga na Libertadores. O aproveitamento geral dos clubes que ocupam a zona de classificação para o torneio continental não vem sendo menor do que 57%.

"Se tivéssemos vencido todas em casa, estaríamos numa situação bem melhor", conta o zagueiro Allan. Nem era preciso tanto. Com mais oito pontos o Coritiba estaria entre os quatro primeiros.

Com os números na cabeça, os jogadores querem passar a aproveitar melhor a força da torcida. O atacante Renaldo utilizou até uma expressão emblemática para definir como deve ser a postura do time no Alto da Glória: "Precisamos fazer do nosso campo um fortim (pequeno forte, segundo o dicionário)."

Cuca lançou um desafio particular aos comandados. "O Corinthians foi o campeão do primeiro turno. Muitos dizem que não vale nada, mas receberam até troféu. Então podemos colocar como meta para a gente a conquista do segundo", planeja.

Coritiba x Fortaleza - 25/08/05, às 20h30.

Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba-PR Árbitro: Wilson de Souza Mendonça (Fifa-PE). Auxiliares: Erick Bartolomeu Bandeira (Fifa-PE) e Alcides Augusto de Lira Júnior (PE).

Coritiba - Douglas; Vágner, Flávio e Allan; Jackson, Reginaldo Nascimento, Capixaba (Alcimar), Marquinhos e Ricardinho; Caio e Renaldo. Técnico: Cuca.

Fortaleza - Bosco; Amaral, Alan, Ronaldo Angelim e Marquinhos; Erandir, Marcelo Lopes, Lúcio e Mazinho Lima; Rinaldo e Fumagalli. Técnico: Hélio dos Anjos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]