• Carregando...
Placas do gramado do Couto Pereira foram retiradas para a instalação da nova irrigação e recolocadas em seguida | Hugo Harada / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Placas do gramado do Couto Pereira foram retiradas para a instalação da nova irrigação e recolocadas em seguida| Foto: Hugo Harada / Agência de Notícias Gazeta do Povo
  • Reforma do gramado do Couto Pereira inclui um sistema automatizado de irrigação
  • Próximo passo será aproveitar água da chuva para regar o gramado

Na preparação para a temporada 2012, o Coritiba fez uma mudança completa na irrigação do Couto Pereira. Os trabalhos, em fase de finalização, incluíram um sistema computadorizado que regará o gramado em quatro horários programados durante o dia. As mudanças farão com que o piso do Couto Pereira fique sempre com a umidade ideal para o bom crescimento da grama e a prática do futebol.

A primeira partida do Coxa com o gramado novo está marcada para o dia 25 de janeiro, às 19h30, contra o Corinthians Paranaense, pela 2ª rodada do Campeonato Paranaense.

"Às vezes, o funcionário não está disponível e a irrigação acaba não ocorrendo. O sistema também facilitará aquela irrigação pedida pelos técnicos uma hora antes do jogo e até no intervalo da partida", explicou o gerente de infra-estrutura do Couto Pereira, Sérgio Nievola.

Durante os meses de inverno, as geadas são frequentes em Curitiba e danificam a grama quando não se tomam os devidos cuidados. O efeito disso é o ressecamento e a morte do piso, prejudicando o jogo. O sistema computadorizado tem uma solução para que isso não ocorra. "Em alguns lugares, cobrem o gramado, mas se programar uma irrigação para pouco antes do sol nascer quando há possibilidade de geada, evitamos que ela se forme e estrague a grama", revelou Nievola.

A drenagem recebeu algumas melhorias também, sendo resolvidos alguns pontos críticos que acumulavam água em dias de chuva torrencial. "Verificamos com várias fotos de dias chuvosos que havia acúmulo de água em alguns pontos. Tratamos de resolver isso quando levantamos o gramado para instalar a nova irrigação", contou o gerente.

A próxima melhoria prevista para o estádio do Coritiba é relacionada com drenagem e irrigação. Atualmente, o clube utiliza a água de um poço artesiano para fazer a irrigação. Em breve, passará a aproveitar a própria água da chuva para alimentar o gramado. "Só estamos esperando um novo período sem utilização do estádio para fazer isso, pois deverá trazer algum transtorno construir uma cisterna do lado de fora do estádio para fazer a captação da água", explicou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]