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O Coritiba divulgou, na ultima sexta-feira (27), mais detalhes da criação dos novos uniformes que, a partir de agora, serão confeccionados pelo próprio clube, através da marca 1909. A tendência é de que eles sejam lançados oficialmente na partida contra o Sampaio Corrêa, dia 10 de agosto, no Couto Pereira.

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Preços

O Coxa mantém os valores de comercialização da nova camisa em segredo. O presidente Samir Namur, no entanto, promete que serão mais baratos do que o preço da camisa confecionada pela Adidas (R$ 250), que até então vinha fornecendo materiais para o clube.

“A nossa aposta é, em primeiro lugar, em qualidade dos materiais e melhorar o preço de venda para o nosso torcedor, além de ouvi-lo no processo de fabricação”, assegurou Namur.

O projeto inicial do clube estimava preço de venda em R$ 200, com desconto de 20% para associados, mas estes valores não foram confirmados oficialmente e podem ser alterados.

Modelos

Alguns detalhes dos novos materiais também foram divulgados. As tradicionais faixas horizontais do uniforme número 1 aparecerão também nas costas do uniforme. Além disso, o Coxa aposta alto modelos com mangas compridas.

“A nossa expectativa é atender algumas demandas da torcida, como a famosa faixa nas costas, além da camisa de mangas longas: Curitiba é uma cidade fria e a expectativa é vender bastante”, confia o vice-presidente alviverde, Anibal Mesquita.

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Faturamento

O Coritiba espera faturar R$ 1 milhão já no primeiro ano de produção. Este valor supera os acertos anteriores do clube com Nike (R$ 523 mil de lucro em 2012) e Adidas (R$ 237 mil em 2016), marcas que anteriormente forneceram materiais para o Coxa.

Design da marca

A identidade da marca 1909 ficará por conta da empresa Firmorama, de Santa Catarina. “Pesquisamos sobre o rebranding [atualização de marca] de times mais tradicionais, uma característica que o Coritiba tem, e como eles se modernizaram, como os torcedores encararam isso e como o mercado recebeu”, explica Beto Shibata, sócio da empresa.

Tecido

Os tecidos serão fornecidos pela empresa Diklatex, também de Santa Catarina. Segundo o diretor André Maurício Javita, a maior parte dos times das séries A e B do Brasileirão têm os uniformes confeccionados pela empresa. “A gente pode assegurar a tecnologia, qualidade do tecido, tudo que é importante para manter o alto nível de qualidade”, assegura.

Confecção

Já a produção dos materiais será feita pela empresa Bomache, de Fortaleza, já responsável pelos uniformes de Paysandu e Fortaleza, clubes que já possuem marca própria. “Trabalhamos no mercado de futebol há 29 anos e a parceria com o Coritiba se deu com muita tranquilidade e transparência”, diz o sócio da Bomache, Giovani Ponte Martins.

Tipografia

Outro traço da identidade da 1909, a tipografia da marca ficou a cargo da Straub Design. “Como conceito, fomos buscar na questão do gótico, uma coisa ligada no início da história da imigração de Curitiba e também do clube. Mas, ao mesmo tempo, dar essa cara contemporânea que o clube tem e precisa, de olhar para o futuro”, explica Ericson Straub, diretor criativo.

Loja nova

O lançamento dos novos uniformes da marca própria será acompanhado da inauguração da nova loja do clube, no Couto Pereira. Além da loja física, o torcedor poderá comprar os materiais na rede varejista e, futuramente, pela internet.

Reação dos ídolos

Os ídolos Alex e Reginaldo Nascimento aprovaram os novos materiais da marca alviverde. “Fiquei bem satisfeito, tive a oportunidade de ver todos os materiais, espero que a demanda seja bem legal e o torcedor goste. Eu, particularmente, gostei bastante”, opina o ex-camisa 10.

“Está muito bonita, as cores tradicionais ficaram lindas, o tecido é maravilhosos, não perde pra nenhuma marca. O torcedor vai se surpreender”, reforça o ex-volante.

Wilson designer

Por fim, uma curiosidade: o goleiro Wilson foi o responsável por desenhar as camisas de goleiros da nova marca. “Não sou nenhum designer para fazer grandes desenhos, mas achei que ficou bonita, da maneira que eu gosto”, conta o goleiro. A camisa número 3, por sua vez, será desenhada pelos sócios em um concurso promovido pelo clube.

Tabelas

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