• Carregando...

Cornetas do apito

Somente agora a arbitragem está sendo questionada devido às várias câmeras de tevê e de alguns árbitros do passado que se auto-intitulam "analista de arbitragem". Os erros cometidos são históricos, quem não lembra do gol do Chicão pelo Coxa contra o Guarani? E do Túlio na decisão do brasileiro de 1995? Apenas para citar alguns desses "comentaristas" que hoje, com o microfone na mão, e com replay, falam mal de alguns árbitros e defendem outros como o sr. Simon. Na minha opinião, em primeiro lugar, teria que banir da tevê esses analistas, dar maior preparo físico aos árbitros e uma reciclagem, dando oportunidades àqueles que trabalham nas séries B e C serem promovidos na A. O motivo maior dessa discussão está na emoção do torcedor. E isso é que faz com que os erros do árbitro sejam de tolerância zero.

Celso Freitas, Curitiba.

Torcida única

Não acho que são os torcedores que vão ao estádio que provocam a violência. Os vandalismos ocorrerem todos bem antes do jogo e longe do Couto Pereira. Ao final do jogo, a saída foi pacífica. Atletiba com uma só torcida não vai resolver. Uma boa idéia seria a proibição de uso de camisa de time ou torcida organizada em dia de clássico. Porque vandalismo, provocações e brigas sempre acontecem quando grupos se reúnem. Sozinhos, se acovardam. Em grupo, contam com o apoio mútuo, com o anonimato da multidão, com o incentivo ao consumo de bebida alcoólica, e principalmente com a incitação coletiva. Uniformizados, se identificam e se agrupam, formam um "exército" e partem para a "guerra". Além disso, a camisa do time adversário identifica o "inimigo", dando inicio a provocações e confusões. Para esses torcedores, o que importa não é o jogo nem o time. O importante para eles é a oportunidade de vestir uma camisa que permita eles se organizarem em grupos. Nem vão ao estádio. Arrisco dizer que ao final do jogo não sabem nem sequer o resultado.

Claudio M. Hagi, por e-mail.

Insatisfeito

Pelo que vejo, escapar da segundona será o seu maior feito no ano do nosso centenário. Isso que se chama incompetência à toda prova. Mas, falar de incompetência no Coritiba é chover no molhado. Presidente Cirino, faça um único gesto de grandeza à frente do clube: peça para sair da diretoria. Dê essa alegria à grande nação coxa-branca.

Rennan Ferreira, por e-mail.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]