• Carregando...
O sonho de Vida: O paranaense Sérgio Vida, de 44 anos, realizou ontem o sonho de treinar pela primeira vez em um carro da Copa Vicar, uma categoria secundária da Stock Car. Paraplégico desde os 21 anos, ele, que também é atleta paraolímpico de tiro, passou dois meses atrás de patrocínio e de adap­­tação para o carro. O investimento foi de cerca de R$ 40 mil. Ace­­leração, freios e trocas de marcha são feitos com as mãos. A intenção de Vida para este fim de semana é completar a prova, mas a médio prazo pretende se tornar piloto profissional. | Daniel Derevecki/ Gazeta do Povo
O sonho de Vida: O paranaense Sérgio Vida, de 44 anos, realizou ontem o sonho de treinar pela primeira vez em um carro da Copa Vicar, uma categoria secundária da Stock Car. Paraplégico desde os 21 anos, ele, que também é atleta paraolímpico de tiro, passou dois meses atrás de patrocínio e de adap­­tação para o carro. O investimento foi de cerca de R$ 40 mil. Ace­­leração, freios e trocas de marcha são feitos com as mãos. A intenção de Vida para este fim de semana é completar a prova, mas a médio prazo pretende se tornar piloto profissional.| Foto: Daniel Derevecki/ Gazeta do Povo

Ontem à tarde no Parque Tingui, um dos cartões-postais de Curitiba, Thiago Marques, Marcos Gomes e Popó Buenos, pilotos da Stock Car, mexiam na terra para plantar 560 mudas de árvores nativas (araucárias, bracatingas, cedros e etc.) às margens do Rio Barigui.

O gesto, simbólico, foi o marco fora das pistas da etapa paranaense da categoria, chamada de Corrida Verde, a primeira das quatros provas que decidirão o título de 2009. A disputa, no Autódromo Internacional de Curitiba, será no domingo, a partir das 11 horas.

A iniciativa da organização de recuperar a mata ciliar do Rio Barigui servirá para compensar as emissões de carbono originadas pela Stock Car nos quatro dias em que o circo passará pela capital paranaense. O volume de circulação, contabilizado pelo Programa CarbonoNeutro, é estimado em 112,03 tCO2e (toneladas de Carbono Equivalente). "É um exemplo de conscientização muito importante", ressalta Popó.

A Corrida Verde é apenas a primeira medida para tornar a modalidade sustentável. A partir da pró­­xima temporada, todos os carros da categoria trocarão a gasolina pelo biocombustível, à base de etanol. A substituição significa 35% a menos de poluição nos dias da corrida. "Nós, pilotos, que colocamos a cara na televisão, precisamos dar o exemplo para as crianças", afirma Popó, um "ambientalista" que separa e recicla o lixo de casa.

Não só para crianças. Alguns pilotos admitem deixar a questão ambiental de lado. "Nossa cultura não é voltada para o meio am­­biente", diz o curitibano Thiago Marques, confirmando que nem sempre lembra das regras ecologicamente corretas em seu dia a dia. "Para ser sincero estou me conscientizando só agora, aprendendo mais, tentando ajudar um pouco", revela Marcos Gomes, um dos dez concorrentes ao troféu de 2010.

Marques adotou "práticas verdes" para a prova. No carro, capacete e ma­­cacão o adesivo com a frase "Salve o Planeta". Nos boxes, entre outras mudanças, material de divulgação com papel reciclado e lixeiras seletivas.

Lico Kaesemodel, também curitibano, integra o grupo de Popó. O programa de compensação de carbono da fazenda da família do piloto, na região de Ponta Grossa, é referência nacional. "Para cada árvore derrubada, outras duas são plantadas", explica ele.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]