• Carregando...
Os gols de Keirrison |
Os gols de Keirrison| Foto:

Lusa vê chance de sair da ZR

A 29ª rodada vem sendo positiva para a Portuguesa. Rivais diretos na luta contra o rebaixamento, como Vasco e Ipatinga, já jogaram e não venceram. Assim, caso vença o Coritiba hoje, e o Atlético não derrote o Fluminense na Arena, o time paulista sairá da tão temida zona do descenso.

Para atingir tal objetivo, a Portuguesa espera não repetir os erros dos últimos jogos, quando saiu sempre atrás no placar e teve de se esforçar para reagir – casos da vitória sobre o Botafogo (3 a 1), do empate com o Santos (1 a 1) e da derrota para o Vitória (3 a 1). "A gente vem vacilando em algumas situações e isso não pode mais acontecer. Temos perdido muitos jogos no primeiro tempo, quase sempre saindo atrás no placar. Precisamos ter mais atenção", analisou o meia Preto ao site oficial do clube.

De pé direito, pé esquerdo, cabeça, falta, pênalti e até por cobertura no consagrado go-leiro Rogério Ceni. Keirrison já marcou gols de praticamente todas as maneiras neste Brasileiro e hoje, contra a Por-tuguesa, às 18h20, no Canin-dé, o artilheiro é mais uma vez a esperança do Coritiba para chegar à vitória.

Aos 19 anos, o K9 já balançou as redes 16 vezes no Nacional (36 em toda a temporada), constituindo-se na principal arma do Coxa para seguir na briga por vaga na Libertadores.

Para o desejo alviverde continuar vivo, nos dez jogos que restam, o time do Alto da Glória terá de manter um apro-veitamento acima da média, na casa dos 70%.

Levando-se em conta que nas 11 partidas em que o prata da casa fez gol na competição – o Verdão ganhou oito, empatou duas e só perdeu uma –, é possível dizer que o camisa 9 é o talismã coxa-branca no sonho de estar no Continental.

"Tenho certeza de que não sou somente eu que estou me destacando no Coritiba. Mas claro, sou atacante, e por isso acabo conseguindo fazer gols com a ajuda de todos", diz o goleador, em um discurso politicamente correto. "Esta-mos acreditando nessa vaga e vamos lutar até o fim."

A especialidade de Keirri-son é marcar gols da altura da meia-lua para dentro da gran-de área. E é, especificamente nesse setor, que o técnico Dorival Júnior quer ver a revelação atuando.

Segundo o treinador, o rendimento do jogador melhorou (e pode crescer ainda mais) com ele não se distanciando muito do espaço em que costuma não perdoar os goleiros adversários.

"Próximo da área ele é mortal. Quando cheguei, queria sair muito, voltar buscar a bola", comenta Júnior, que mesmo tendo o "homem de referência", Ariel Nahuelpan, não quer ver Keirrison distante da meta rival. "Venho conversando com o Dorival e treinando bastante para melhorar ainda mais ao lado do Ariel", confessa o centroavante.

Dono da melhor média entre os matadores do Brasileirão (0,76 por jogo), o ídolo coxa-branca ainda sonha em superar seus rivais em números absolutos – o líder da artilharia é o santista Kléber Pereira, 20 gols, e o vice é o palmeirense Alex Mineiro, com 17.

E se chegar aos 20 gols, Keir-rison irá atingir uma marca histórica, igualando Marcel, atualmente no Grêmio, que em 2003 se tornou o maior goleador do Coritiba em Nacionais. "Fiquei sabendo esses dias dessa marca. É claro, penso primeiro na equipe, mas ser o artilheiro do campeonato e superar esta marca também viraram meus objetivos", afirma.

Hoje, no Canindé, a esperança é que o faro de gol do K9 esteja apurado como já ocorreu em outras partidas fora de casa. Mineirão, Aflitos, Vila Belmiro, São Januário e Maracanã já viram comemorações do talismã alviverde.

Na TV

Portuguesa x Coritiba, às 18h20, no Premiere FC.

* * * * * * *

Em São Paulo

Portuguesa

André Luís; Ediglê, Bruno Rodrigo e Erick; Patrício, Rai, Dias (Gavilán), Preto e Athirson; Jonas e Edno. Técnico: Estevam Soares

Coritiba

Vanderlei; Maurício, Rodrigo Mancha e Felipe; Marcos Tamandaré, Alê, Leandro Donizete, Carlinhos Paraíba e Ricardinho; Keirrison e Ariel Nahuelpan. Técnico: Dorival Júnior.

Estádio: Canindé.Horário: 18h20.Árbitro: Wilson Souza de Mendonça (PE)Auxs.: Erich Bandeira (FIFA – PE) e Kléber Lúcio Gil (SC).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]