• Carregando...
Ariel fez gol em dois dos três últimos jogos do Coritiba no Brasileiro | Valterci Santos/Gazeta do Povo
Ariel fez gol em dois dos três últimos jogos do Coritiba no Brasileiro| Foto: Valterci Santos/Gazeta do Povo

Alviverdes

Fora

O zagueiro Jéci não participará da partida contra o Botafogo, domingo, às 18h30, no Rio de Janeiro. O jogador sofreu uma entorse no joelho direito, foi vetado e ainda será reavaliado hoje para saber a gravidade da lesão.

Ney Franco

Após as vitórias de Santo André, Náutico e Fluminense, jogos realizados depois do confronto do Coxa com o Vitória (1 a 0), Ney Franco ficou mais realista: "Ainda temos de fugir definitivamente da zona de rebaixamento. Mas a rodada ainda foi boa, pois continuamos a seis pontos dela e com mais um adversário entre nós (o Atlético)".

Liberado

O meia Renatinho (foto) será o substituto de Carlinhos Paraíba, que está suspenso, contra o Botafogo. O jogador foi julgado ontem pelo STJD pela expulsão contra o Grêmio. Pegou apenas uma partida, já cumprida.

O Coritiba deverá utilizar a paralisação do Campeonato Brasileiro de 2010, para a realização do Copa do Mundo, para oficializar a renovação do contrato do centroavante Ariel Nahuel­­pan. Um dos destaques do Alviverde na temporada, o argentino tem vínculo com o Coxa apenas até o dia 30 de julho do ano que vem, de acordo com o registro na CBF. Assim, poderia assinar um pré-contrato com qualquer outra equipe do futebol brasileiro no fim de janeiro. Mas, de acordo com o clube, não pode.

Um contrato de gaveta, de mais três anos, feito quando o jogador chegou ao Alto da Glória, garantiria a permanência de Ariel por mais um longo período. O primeiro contrato só não foi registrado com a extensão total acordada entre o clube e o atleta porque a legislação brasileira não permite.

"O Ariel tem contrato de cinco anos com o Coritiba, só não está registrado assim na CBF pois a legislação trabalhista só permite que se faça um contrato de dois anos com o jogador es­­trangeiro", afirma Homero Halila, ex-diretor de futebol do Alvi­­verde e quem finalizou a contratação do jogador, que veio do Nueva Chicago por cerca de US$ 1,3 milhão. Ariel teve seu contrato registrado na CBF em 3 de julho de 2007.

Mesmo que exista divergências quanto à validade de um contrato de gaveta – documento feito antecipadamente pelo clube como segurança –, o próprio atleta já falou sobre o assunto por várias vezes, dando a entender que não será problema a renovação. O Coritiba segue o mesmo discurso.

"O contrato tem de ser proporcional ao visto de trabalho. Quando o visto estiver próximo de acabar, nós vamos renovar. Temos um instrumento particular com multa e outras sanções que garantem isso", revela o di­­­retor jurídico do clube, Gustavo Nadalin.

Existe uma demora para a renovação do visto pelo Minis­­tério do Trabalho entre 15 e 30 dias. Mesmo que a operação seja facilitada por a Argentina fazer parte do Mercosul, há a necessidade de o atleta sair do Brasil e depois retornar. Por isso, todo o procedimento deverá ser feito na época da Copa, quando o Coritiba ficará apenas treinando.

Carlinhos Paraíba

Situação oposta vive o meia Carlinhos Paraíba. O contrato do atleta termina no dia 12 de março de 2010. Nas últimas se­­manas, notícias vindas de São Paulo diziam que o atleta teria assinado um pré-contrato com o Tricolor paulista. Ontem, isso foi desmentido pelo procurador Júlio Fressato. De acordo com ele, a prioridade ainda seria a renovação com o Coxa – desde que o clube aceite os valores que serão pedidos.

"Posso garantir que o Car­­linhos não assinou nada com ninguém. A prioridade é o Cori­­tiba. Se o clube aceitar o que pe­­dirmos, ele renova", diz Fres­­sato. O procurador afirma que só começará a negociar o futuro do atleta, com o Alviverde ou outro clube, após o Brasileiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]