• Carregando...
O técnico coxa-branca Dorival Júnior espera continuar no clube para a temporada centenária: “Seria fundamental manter essa excelente base, que tem real possibilidade de crescimento”, diz. |
O técnico coxa-branca Dorival Júnior espera continuar no clube para a temporada centenária: “Seria fundamental manter essa excelente base, que tem real possibilidade de crescimento”, diz.| Foto:

Alviverdes

Alternativas

Há a possibilidade de o técnico Dorival Júnior escalar o time com apenas Keirrison no ataque, mas ele caprichou ao escolher as opções ofensivas. Além do K9, foram relacionados para a concentração Hugo, Ariel Nahuelpan, Jaílson e Thiago Silvy. Um deles ainda pode ser cortado do banco de reservas.

Precaução

O zagueiro Felipe se recuperou bem das dores no tornozelo direito, treinou normalmente ontem e está escalado. Mas, por garantia, continuará o trabalho de fisioterapia hoje pela manhã.

Adversário

O Atlético-MG chega esfacelado para o jogo desta noite. São cinco desfalques em relação ao time que vinha atuando: os zagueiros Marcos e Vinícius, o volante Rafael Miranda, o atacante Marques (machucados) e o lateral César Prates (suspenso). Grande contratação no ano do centenário, o meia Petkovic continua na reserva.

Dorival esboça alteração tática

Dorival Júnior surpreendeu ao não relacionar o zagueiro Evaldo para a partida de hoje, o que pode significar uma mudança no esquema treinado na segunda-feira. No 3–6–1, o jogador formou o trio de defesa ao lado de Maurício e Bernardi – que substituiu o lesionado Felipe. Sem ele, ganha força a hipótese da entrada do atacante Hugo no lugar de um defensor, mudando a tática para um ofensivo 4–4–2.

Mas Júnior, que não quis anunciar a escalação com antecedência, pode simplesmente montar a defesa com Maurício, Felipe – liberado pelo departamento médico – e Bernardi, não deixando nenhum zagueiro no banco de reservas.

O que está definido é a presença da dupla de meias-atacantes João Henrique e Marlos, com Carlinhos Paraíba recuado para iniciar as jogadas no meio. Muito criticado após a derrota por 5 a 0 para o Flamengo, o primeiro acredita que o time não fará mais uma partida tão ruim, o que pode valer para si próprio. "Foi um aprendizado. Aquela derrota trouxe tristeza e desconfiança, mas o time já mostrou que joga bem mais do que apresentou", garante. (NF)

Na TV

Atlético-MG x Coritiba, às 19h30, no Premiere FC.

Quando entrar em campo hoje, às 19h30, no Couto Pereira, o Coritiba terá pela frente um exemplo perfeito do que não deve fazer no ano do centenário. O que era para ser uma temporada festiva para o Atlético-MG, se transformou em pesadelo com a perda do título estadual para o arqui-rival Cruzeiro, as eliminações precoces na Copa do Brasil e na Sul-Americana e a péssima campanha no Brasileiro, que faz o time ainda correr risco de rebaixamento. Tudo o que a torcida coxa-branca não quer para 2009.

O presidente Jair Cirino garante estar de olho para que a celebração alviverde não desande como no clube mineiro. "Vamos comemorar com muita intensidade, mas sem descuidar da qualidade técnica, porque não adianta programar festas e ter um desempenho pífio no gramado. Mais do que ações promocionais, o torcedor quer grandes campanhas e títulos", discursa.

Com o sonho da Libertadores praticamente inatingível após a derrota para o Flamengo, o Alviverde deve ter para o ano que vem exatamente o mesmo calendário que o Galo não soube aproveitar em 2008. Com destaque para a Sul-Americana. "Queremos aproveitar o centenário para difundir, internacionalizar a marca do clube", afirma Cirino, auxiliado pela estabilidade às portas do segundo ano de mandato – situação totalmente diferente da grave crise política vivida pelo Atlético-MG.

E o planejamento já começou. Segundo a diretoria, a prioridade é segurar o técnico Dorival Júnior e cerca de 80% do time que vem disputando o Brasileiro – os mineiros, por exemplo, sofreram muitas mudanças de uma temporada para a outra, inclusive a troca do treinador Emerson Leão por Geninho. "Vamos ver se o interesse na minha permanência se confirma. De qualquer maneira, seria fundamental manter essa excelente base, que tem real possibilidade de crescimento. Não podemos perder a essência. Não é fácil refazer todo esse trabalho", alerta Júnior.

Como muitos jogadores estão com o contrato para se encerrar, terão nas últimas rodadas do Brasileiro a chance de mostrar condições de ficar. É o caso do meia João Henrique, do volante Alê, e do lateral-direito Marcos Tamandaré, escalados para o jogo de hoje – sem contar o meia Marlos e o zagueiro Maurício, que o clube terá de lutar para manter, e o atacante Keirrison, cuja saída é iminente. "Ainda não conversamos sobre renovação. Da minha parte o interesse é grande, ainda mais sendo o ano do centenário. Mas por enquanto estou concentrado em fazer boas partidas nessa reta final", diz Alê, que não quer perder a festa, mas sabe que quem ficar terá de dar à torcida motivos para comemorar de verdade.

* * * * * * *

Em Curitiba

Coritiba

Vanderlei; Maurício, Felipe e Bernardi (Hugo); Marcos Tamandaré, Alê, Carlinhos Paraíba, João Henrique, Marlos e Ricardinho; Keirrison. Técnico: Dorival Júnior.

Atlético-MG

Juninho; Sheslon, Leandro Almeida, Welton Felipe e Raphael Aguiar; Serginho, Elton, Marcio Araújo e Renan Oliveira; Pedro Paulo e Castillo. Técnico: Marcelo Oliveira.

Estádio: Couto Pereira. Horário: 19h30. Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP). Auxs.: Ednílson Corona (Fifa-SP) e Everson Luís Luquesi Soares (SP).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]