• Carregando...
Funcionário do Coritiba acerta os últimos detalhes do gramado do Couto | Hugo Harada/ Gazeta do Povo
Funcionário do Coritiba acerta os últimos detalhes do gramado do Couto| Foto: Hugo Harada/ Gazeta do Povo

O Coritiba caminha para ter um estádio verde. Literalmente. O clu­­­­­­­be iniciou no ano passado me­­lhorias que pretendem deixar o Couto Pereira mais perto da classificação "ecologicamente correto".

O clube pretende construir ainda em 2012 uma cisterna que possibilite a captação – e a consequente reutilização – da água da chuva para alimentar o gramado. Será o primeiro passo do projeto verde. "Só estamos esperando um novo período sem utilização do estádio para fazer isso, pois deverá trazer algum transtorno construir uma cisterna do lado de fora do estádio", explicou Sérgio Nievola, gerente de infraestrutura do Couto Pereira.

A iniciativa é mais uma na série de mexidas pela qual vem passando a casa alviverde. O Coxa fez uma mudança completa no sistema de irrigação do estádio para a temporada 2012. Os trabalhos, em fase de finalização, incluíram um sistema computadorizado que regará o gramado em quatro horários programados durante o dia. As mudanças farão com que o piso do Couto fique sempre com a umidade ideal, facilitando o crescimento da grama. A primeira partida do time com o gramado novo está marcada para o dia 25 de janeiro, às 19h30, contra o Corinthians Paranaense, pela segunda rodada do Estadual.

"Às vezes o funcionário não está disponível e a irrigação acaba não ocorrendo. O sistema também facilitará aquela irrigação pedida pelos técnicos uma hora antes do jogo, e até no intervalo da partida", explicou Nievola.

A nova tecnologia ajudará também a conter os efeitos das geadas, comuns no inverno de Curitiba, evitando o ressecamento e a consequente morte da grama. "Em alguns lugares, a geada cobre o gramado, mas se programar uma irrigação para pouco an­­­tes de o sol nascer, nos dias em que há possibilidade de geada, e­­­vitamos que ela se forme e es­­­tra­­gue a grama", revelou Nie­­vola.

O clube aproveitou a reforma para fazer ainda algumas melhorias no sistema de drenagem. Assim, pontos críticos que acumulavam água em dias de chuva mais forte na cidade fo­­ram eliminados. "Verificamos com várias fotos de dias chuvosos que havia acúmulo de água em alguns pontos. Tratamos de resolver isso quando levantamos o gramado para instalar a nova irrigação", revelou o gerente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]