• Carregando...
Keirrison comanda o ataque coxa-branca contra o Palmeiras: reencontro com Jéci e duelo particular com Alex Mineiro | Giuliano Gomes/Gazeta do Povo
Keirrison comanda o ataque coxa-branca contra o Palmeiras: reencontro com Jéci e duelo particular com Alex Mineiro| Foto: Giuliano Gomes/Gazeta do Povo

K9 x Alex, um duelo de matadores

O confronto entre Coritiba e Palmeiras, às 18h10, no Palestra Itália, não será apenas um duelo entre dois times próximos na tabela (sexto, com 32, e terceiro, com 34, respectivamente). A partida marca também o encontro entre os artilheiros Keirrison e Alex Mineiro.

Leia a matéria completa

A vida sem o mago Valdivia

O Palmeiras começa, hoje, a mostrar que existe vida pós Valdivia. Agora não tem mais "chutes no vazio" – jogada que caracterizou o chileno – e nem mais "magias". Sem o Mago, seu principal jogador, negociado com o Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos, o time recebe o Coritiba.

Foram dois anos de Valdivia no Palmeiras. O craque não teve a despedida que gostaria – seu último jogo foi na derrota para o Botafogo, por 1 a 0, na semana passada –, e conquistou apenas um título, o Estadual deste ano. Desde que ele começou a despontar, em 2007, já se falava em uma possível negociação. Os petrodólares seduziram o Mago e o Palmeiras. Não deu pra adiar.

Sem Valdivia, Diego Souza passa a ser o responsável pela armação das jogadas. Vai atuar do jeito que gosta, mais à frente, na posição em que despontou no Grêmio no ano passado.

Luxemburgo, no entanto, tenta ao máximo tirar a responsabilidade de Diego. "Ele tem características diferentes das do Valdivia", explicou. "Não tem tanto talento e gosta mais de finalizar", comparou.

Seguir trilhando o caminho do G4, vencer o time do ex-capitão Jéci e mostrar para o técnico Vanderlei Luxemburgo que o triunfo sobre o Palmeiras (2 a 0 na primeira rodada do Brasileiro) esteve longe de entrar na conta dos "pontos bobos" desperdiçados pelos paulistas no primeiro turno: motivos não faltam para o Coxa bater o Porco, às 18h10, no Palestra Itália.

Ninguém no Alviverde paranaense admite entrar em polêmica com as recentes (e constantes) declarações de Luxa sobre alguns adversários para os quais os seus comandados não poderiam ter perdido – o treinador citou textualmente o Verdão e o Atlético-MG –, mas nas palavras de cada jogador é possível perceber que a vontade de ganhar só aumentou.

"Nós estamos respeitando muito o Palmeiras, que tem um grande time. Pelo visto ele (Luxemburgo) não nos respeitou", cutuca o zagueiro Maurício. "O Palmeiras perdeu para nós e não ficou dúvida. Isso (as declarações) é desculpa para quem não está na ponta", acusa o lateral-esquerdo Rubens Cardoso.

A revolta com Luxa, por mais que um pouco entalada, não se estende ao ex-companheiro Jéci. Em junho, após realizar apenas dois jogos no time do Alto da Glória pelo Nacional (operou o joelho direito após a estréia), o capitão do campeão paranaense foi embora para a capital paulista.

"Ele (Jéci) fez uma opção profissional. Fez por merecer chegar onde chegou. Agora, nada melhor que honrarmos o Coritiba lá dentro e mostrarmos que também somos grandes", afirma Maurício, descartando qualquer rixa com o ex-colega. "Falei na quinta-feira com o Jéci. Foi até poupado (da Sul-Americana, com dores no joelho) para jogar contra nós. Tomar gol dele é que não dá", brinca o goleiro Vanderlei, confirmando os laços de amizade que persistem com o defensor.

Por mais que só dois pontos (34 a 32) separem paulistas (terceiros) e paranaenses (sextos) na classificação, para o Coxa figurar pela primeira vez desde a rodada de abertura do Nacional entre os quatro primeiros não basta vencer.

Com a derrota do Vitória para o Cruzeiro, ontem, no Mineirão, o Coxa depende apenas do triunfo nesta tarde, contra o Palmeiras, para ingressar na faixa de classificação para a Libertadores – promessa da diretoria para 2009, ano do centenário do clube.

"Nossa realidade ainda é diferente dessas outras equipes. Até outro dia tínhamos muitos problemas e tivemos personalidade para enfrenta-los", pondera o técnico Dorival Júnior.

Apesar das dúvidas ainda colocadas pelo treinador, não há como esconder a empolgação e o otimismo gerado pelas três vitórias seguidas (Náutico, Santos e Vasco) conquistadas nas três últimas viagens do Coritiba. O desafio agora é pela confirmação.

* * * * *

Em São Paulo

Palmeiras

Marcos; Fabinho Capixaba, Jéci, Gladstone e Leandro; Sandro Silva, Jumar, Evandro (Gustavo) e Diego Souza; Kléber e Alex Mineiro.Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Coritiba

Vanderlei; Maurício, Rodrigo Mancha e Nenê; Rodrigo Heffner, Alê, Carlinhos Paraíba, João Henrique e Rubens Cardoso; Marlos e Keirrison.Técnico: Dorival Júnior.

Estádio: Palestra Itália.

Horário: 18h10.

Árbitro: Sérgio da Silva Carvalho (DF).

Auxs.: Alessandro Álvaro Rocha (Fifa – BA) e Eremílson Xavier Macedo (DF).

* * * * *

Na TV

Palmeiras x Coritiba, às 18h10, no SporTV.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]