• Carregando...
O árbitro Wagner Reway expulsou Léo Gago pela reclamação veemente após o terceiro gol do São Caetano no sábado | Roberto Vazquez/Futura Press
O árbitro Wagner Reway expulsou Léo Gago pela reclamação veemente após o terceiro gol do São Caetano no sábado| Foto: Roberto Vazquez/Futura Press

Arbitragem

Desconhecido apita em Salvador

Um árbitro que nunca apitou jogo do Coritiba foi sorteado para o confronto decisivo de amanhã, contra o Bahia, em Salvador. O capixaba Marcos André Gomes da Penha já atuou em oito partidas da Série B – e nenhuma da Série A. Dos cinco primeiros colocados na competição, somente o Coxa não participou de jogos com ele no comando.

"Acho que estamos tendo a infelicidade quando jogamos fora. Em casa, árbitro de Primeira Divisão. Fora, árbitro que não aguenta pressão", reclamou o técnico Ney Franco após a derrota para o São Caetano, no sábado, não dando importância para o fato de que entre os 666 pagantes no Anacleto Campanella, pelo menos 20% eram torcedores do Coritiba.

"Espero que não seja um juiz assim na próxima partida", emendou, sem saber que a escala para o duelo com o Tricolor baiano já estava definida desde a quinta-feira.

As reclamações do treinador, pelo menos na teoria, não servem para o apitador capixaba. Penha já apitou três triunfos de visitantes nesta Série B. Um deles, exatamente do Bahia, por 4 a 2 sobre a Portuguesa, em São Paulo, no dia 28 de agosto.

  • Veja os pontos necessários para o acesso e para o título do Coritiba

Líder da Série B há dez rodadas e com vantagem de dez pontos para o quinto colocado antes do jogo de sábado contra o São Caetano (agora são nove, 60 contra 51 do Sport). Era para o Coritiba estar tranquilo no caminho do praticamente certo acesso à Primeira Divisão.

Era. Porque o comportamento do time na derrota por 3 a 1 para o Azulão, fora de casa, foi de quem está em situação totalmente oposta na tabela. Nervoso, jogando pouco e reclamando muito, o Coxa viu a vantagem para o vice-líder Bahia cair para dois pontos – os baianos são exatamente os próximos rivais do Verdão, amanhã, às 21 horas, em Pituaçu.

Não por acaso, foram oito cartões amarelos e um vermelho para os alviverdes no ABC paulista. O volante Léo Gago (expulso) e o goleiro Édson Bastos (terceiro amarelo) não enfrentam o Tricolor da Boa Terra. No gol, Vanderlei está escalado. Já na posição de segundo volante, Marcos Paulo, Tcheco e Willian disputam a preferência do técnico Ney Franco.

"Não podemos criar fantasmas neste momento, temos todas as condições de jogar com o Bahia, conseguir a vitória e aumentar a vantagem. Não podemos esquecer que estamos na liderança, sabíamos desde o começo que não ganharíamos todos os jogos", ponderou o treinador, que saiu de seu estilo comedido ao reclamar da arbitragem de sábado.

O pedido de calma e tranquilidade para o elenco também vem da diretoria. O coordenador de futebol Felipe Ximenes não concorda que equipe estava nervosa em São Caetano do Sul, mas mesmo assim pretende isolar qualquer foco de "ansiedade excessiva" nas seis rodadas que restam na Segundona.

"Foi apenas a segunda derrota no returno. Em São Caetano, vi uma equipe que apenas não teve uma boa partida tecnicamente. Temos de manter a tranquilidade", disse o dirigente. "Ainda somos os líderes e temos de jogar como líderes", pediu o zagueiro Cleiton.

A delegação coritibana viajou ontem à tarde de São Paulo para Salvador. Hoje, o único treinamento antes do jogo ocorre no CT do próprio adversário.

Na quinta-feira, os baianos utilizaram o CT da Graciosa preparando-se para o confronto com o Paraná. No mesmo dia, Ney Franco encerrou a atividade dos coxas-brancas assim que o ônibus com a delegação convidada estacionou na propriedade alviverde.

Ficha técnica: São Caetano 3x1 Coritiba

Estádio Anacleto Campanella, em São Caetano (sábado)

Árbitro: Wagner Reway (MT)

Cartões Amarelos: Eduardo (S); Jéci, Édson Bastos, Léo Gago, Fabinho Capixaba, Rafinha, Leonardo e Geraldo (C)Vermelho: Léo Gago (C), aos 13/2º.Público pagante: 666Renda: R$ 4.610,00

São Caetano: 6,5

Luiz: 5,5Artur: 6Marcelo Batatais: 5,5Anderson Marques: 6Fernandinho: 7Moradei: 6Romário: 6Éverton Ribeiro: 7(Augusto Recife 29/2º): 6Cléber: 6(Luciano Mandi 35/2º): 6João Paulo: 6,5(Eduardo 23/2°): 5,5Henrique Dias: 7,5Técnico: Toninho Cecílio: 6,5

Coritiba: 5

Édson Bastos: 4Jéci: 5,5(Marcos Aurélio 8/2º): 5Cleiton: 5,5Lucas Mendes: 5Fabinho Capixaba: 4Leandro Donizete: 5Léo Gago: 2Rafinha: 5Triguinho: 5,5(Geraldo23/2º):5Enrico: 5(Bill 23/2º): 4,5Leonardo: 5Técnico: Ney Franco: 5

Gols:

1º tempo

1x0 – 23 min: Édson Bastos faz pênalti sobre Henrique Dias. O atacante converte com categoria.

1x1 – 40 min: Leonardo chuta e o goleiro Luiz não segura. Triguinho tenta o rebote, Luiz salva e a bola sobra para Enrico marcar.

2º tempo

2x1 – 2 min – Henrique Dias sobe mais do que Lucas Mendes na área e cabeceia.

3x1 – 13 min – Éverton Ribeiro recebe livre, avança, passa por Édson Bastos e chuta sem marcação.

Árbitro

Wagner Reway: 6

Marcou corretamente o pênalti de Édson Bastos. Distribuiu bem os cartões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]