• Carregando...
O técnico Marcelo Oliveira assume hoje, na prática, a responsabilidade de manter a boa fase do Coritiba, que ele herdou do também mineiro  Ney Franco | Marcos Labanca/ Gazeta do Povo
O técnico Marcelo Oliveira assume hoje, na prática, a responsabilidade de manter a boa fase do Coritiba, que ele herdou do também mineiro Ney Franco| Foto: Marcos Labanca/ Gazeta do Povo

Preparação

Time estreia com 70% da condição física

Com o fim da primeira etapa da pré-temporada, realizada sob o forte calor de Foz do Iguaçu, o elenco do Coritiba chega para a partida de hoje contra o Fantasma a cerca de 70% de sua condição física.

"De zero a dez, percebemos que o grupo está por volta de sete, isso baseado no volume de trabalho dos jogadores.

Em três ou quatro semanas estaremos por volta de oito ou nove", explicou o preparador físico Juvenílson de Souza, citando que esse valor dificilmente alcança dez porque a temporada é muito longa e desgastante.

Segundo o coordenador de performance física Glydiston Ananias, o período de reclusão em Foz foi muito proveitoso, principalmente para dar a base física necessária para todo o ano. "Não teremos outra oportunidade como essa para enfatizar o condicionamento. Por isso os levamos até o limite", afirmou ele, lembrando que as altas temperaturas da cidade da fronteira foram importantes para preparar o time para os jogos no interior do estado. "Todo o grupo evoluiu. Registramos perda de gordura, aumento de massa muscular, velocidade e resistência", emendou o fisiologista Raul Osiecki.

Para que o trabalho seja completo, entretanto, a concentração dos atletas irá continuar até o dia 23, em um hotel de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Com mais esse tempo de preparação supervisionada, será possível atuar também na recuperação dos atletas após os primeiros duelos do ano. "A recuperação, além de física, é emocional e diz respeito às horas de sono e boa alimentação", completou Souza.

  • Confira a ficha técnica do jogo

Diferente, mas nem tanto, o Coritiba abre oficialmente hoje sua temporada de 2011. A partida contra o Operário, às 17 ho­­ras, no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, será a primeira do novo comandante, Marcelo Oli­­veira, à frente da equipe. Mineiro como o antecessor Ney Franco, o treinador tem muito em comum com o técnico campeão da Série B no ano passado – e justamente por isso foi escolhido como a "aposta certa" para continuar o trabalho vitorioso do conterrâneo.

"Naturalmente vão me comparar com o Ney Franco e comparar também os resultados", prevê Oliveira. "Provavelmente temos algo parecido. O Ney é uma pessoa sensacional, tem seu jeito especial de trabalhar, mas eu também tenho meus conceitos, que aos poucos vou acrescentando", continuou, revelando um pouco de ansiedade pela estreia.

Além de terem nascido no mesmo estado, Marcelo e o técnico da seleção brasileira sub-20 dividem perfis muito semelhantes. Ambos são estudiosos do futebol, falam com parcimônia e comportam-se de maneira educada à beira do gramado. "São muito parecidos mesmo", comentou o goleiro Édson Bastos. "Apesar do pouco tempo de convívio deu para perceber que o Marcelo é bem calmo. Não deve mudar muito a forma de trabalho, vai modificar uma coisinha ou outra", concordou o meia Rafinha. "Ambos não falam palavrões", atestou o vo­­lante Léo Gago.

A base formada em 2010 realmente não será mudada, pelo menos do começo do novo trabalho. O próprio treinador já afirmou que um dos trunfos do clube para a temporada foi a manutenção do elenco, tanto que apenas três modificações serão vistas contra o Fantasma em relação ao time considerado ideal do ano passado. O zagueiro Emerson, o ala-direito Jonas e o ala-esquerdo Eltinho são as novidades. A equipe será escalada no sistema 3-5-2.

"A preferência [por três zagueiros] se deu em relação à altura do time [o trio de zaga formado por Jéci, Pereira e Emerson tem média de altura de 1,86 metro] e pela possibilidade de prender quatro jogadores atrás e soltar seis sempre para chegar ao ataque", explicou o comandante, que pretende usar alas bastante ofensivos e quer ver um conjunto muito concentrado.

Ao vivo

Operário x Coritiba, às 17 horas, na RPC TV.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]