• Carregando...

Pelé, Romário, Maradona, Van Basten, Platini, Völler, Klinsmann, Batistuta... são apenas alguns exemplos de craques que nunca foram artilheiro em Copas do Mundo. Ser o goleador máximo de um Mundial é um privilégio que geralmente não pertence aos jogadores badalados.

Na primeira Copa do Mundo, em 1930, o argentino Stábile era reserva. Não participou do primeiro jogo. Mas ganhou a vaga a partir da segunda e marcou oito gols em quatro jogos, desbancando o craque uruguaio Pedro Cea, visto como o melhor jogador da época.

Apesar de ter marcado 12 gols em Copas do Mundo, o Rei Pelé nunca brigou pela artilharia. Em 1958, fez seis gols e nem chegou perto do francês Fontaine, que marcou 13 vezes, sendo o maior artilheiro em uma única edição dos Mundiais. Em 1962 e 1966, Pelé fez apenas um gol em cada Copa, sendo prejudicado por problemas físicos. Já em 1970, o Rei do Futebol balançou a rede apenas quatro vezes. O artilheiro foi o alemão Gerd Müller, com dez gols.

Em 1974, foi a vez de Lato levar a Polônia ao terceiro lugar após marcar sete gols. Outro que se consagrou foi Paolo Rossi, que pouco antes da Copa de 1982 foi suspenso por duas temporadas por participar de um esquema de apostas clandestinas na loteria esportiva italiana. O jogador fez seis gols nos últimos três jogos do Mundial da Espanha e levou a Itália ao tricampeonato.

Em 1990, foi a vez de outro italiano roubar a festa. Schillaci desbancou jogadores consagrados como Maradona, Van Basten, Careca e Klinsmann e ficou com a artilharia ao marcar seis gols.

Em 1994, Romário foi eleito o melhor jogador da Copa e levou o Brasil ao tetracampeonato após 24 anos. O Baixinho fez gols importantes, mas perdeu a briga com o russo Salenko e o búlgaro Stoitchkov. Eles marcaram seis gols contra cinco do atacante brasileiro.

Alguns dos maiores artilheiros de todos os tempos dos Mundiais nunca foram artilheiros. O alemão Klinsmann fez 11 gols em três Copas do Mundo. Já o argentino Batistuta e o peruano Cubillas marcaram dez gols.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]