• Carregando...
Depois de Eusébio (em 1965) e de Figo (2000), o madeirense Cristiano Ronaldo se torna o terceiro português a ganhar o prêmio de melhor jogador da Europa pela France Football. | Andrew Yates/AFP
Depois de Eusébio (em 1965) e de Figo (2000), o madeirense Cristiano Ronaldo se torna o terceiro português a ganhar o prêmio de melhor jogador da Europa pela France Football.| Foto: Andrew Yates/AFP

O resultado não é exatamente uma surpresa, e sim uma confirmação: Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro, 23 anos, atacante português do Manchester United, foi anunciado na manhã de ontem como o vencedor da Bola de Ouro da revista francesa France Football. A distinção é, ao lado dos troféus da revista britânica World Soccer e da Fifa, uma das três principais premiações do futebol mundial.

Com o título, o atleta nascido na Ilha da Madeira, sucede Kaká, que havia sido o escolhido em 2007. De acordo com o comunicado distribuído pela revista, ele recebeu 446 pontos dos 96 jurados, de 480 possíveis. Em segundo lugar, o argentino Lionel Messi, do Barcelona, obteve 267. O espanhol Fernando Torres, do Liverpool, ficou em terceiro, com 165.

Ao receber o troféu no domingo, em Paris, Cristiano Ronaldo se tornará o terceiro português – depois de Eusébio, em 1965, e de Figo, em 2000 – a empunhá-lo em 53 edições do prêmio.

Na temporada 2007/2008 os adjetivos fizeram sentido. Artilheiro do Campeonato Inglês, com 31 gols, e da Liga dos Campeões da Europa, com oito, Cristiano Ronaldo marcou 64% mais vezes que na temporada anterior. Não por coincidência, no ano em que o rendimento do atacante foi mais impressionante, seu clube, o Manchester United, levou os títulos inglês e europeu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]