• Carregando...
Felipe Massa não ficou nada satisfeito com a determinação da Ferrari em deixar Vettel ultrapassá-lo | Pierre Philippe Marcou/AFP
Felipe Massa não ficou nada satisfeito com a determinação da Ferrari em deixar Vettel ultrapassá-lo| Foto: Pierre Philippe Marcou/AFP

Barcelona - Após o GP da Espanha, em que conquistou seus primeiros pontos ao chegar em sexto lugar, o brasileiro Felipe Massa não só admitiu não acreditar mais no título, como criticou a postura da Ferrari nesta temporada. "Não adianta nada fazer um carro competitivo que pode vencer corridas ou brigar pelo pódio e não ter um time eficiente. Você perde pontos importantes."

Ao contrário das edições anteriores do Mundial, a Ferrari tem cometido muitos equívocos. Ontem, Massa ocupava a quarta colocação até a três voltas da bandeirada quando foi obrigado a reduzir o ritmo para não ficar sem gasolina. Acabou em sexto.

O diálogo no rádio entre Massa e o engenheiro Rob Smedley foi até engraçado. O piloto questionava as razões de atender a ordem de deixar o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, ultrapassá-lo. "Eu segurei o cara no meu cangote a corrida inteira e, de repente, ter de dar passagem a ele?", indagou. No primeiro pit stop (20.ª volta), não entrou a gasolina determinada. O companheiro, Kimi Raikkonen, havia abandonado três voltas antes com problema hidráulico no acelerador.

As principais críticas à Ferrari recaem sobre a liderança de Stefano Domenicali, atual diretor-geral, que negou que o problema seja dele. "Estou na equipe há 20 anos. Seu eu sentisse que minha saída resolveria tudo, seria o primeiro a ir embora."

O diretor italiano falou que é preciso rever o controle de qualidade e a metodologia de trabalho. "Não estão à altura que a situação exige". Domenicali também disse que sairá ao mercado para contratar novos profissionais. "Sim, é hora de olhar 360 graus ao nosso redor".

O fato é que Massa, em vez de 5 pontos, somou 3. Mas isso não fará diferença para as suas pretensões na temporada. "É preciso ser realista. Mesmo que deixemos nosso carro três ou quatro décimos mais veloz que o deles (Brawn GP), os caras vão continuar marcando pontos."

O lado positivo da prova no circuito da Catalunha foi o avanço do modelo F60. "Mostramos um carro possível de lutar com os mais rápidos da temporada. Continuamos ainda um pouquinho atrás porque a Brawn abria um ou dois décimos por volta. A Red Bull também está melhor", comentou Massa. "Mas nossa evolução foi grande, dá para chegar no nível de vencer corridas, mas o campeonato não tem o que falar."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]