• Carregando...
Equipe do Coritiba Crocodiles, primeiro colocado na Divisão Leste da Conferência Sul do Campeonato Brasileiro de 2012 | Divulgação
Equipe do Coritiba Crocodiles, primeiro colocado na Divisão Leste da Conferência Sul do Campeonato Brasileiro de 2012| Foto: Divulgação

Como funciona o torneio

As 34 equipes que participam do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano são divididas em três grandes grupos: Conferência Nordeste, Conferência Central e Conferência Sul. As três conferências são divididas novamente em dois ou três pequenos grupos que variam de três a sete equipes cada.

Na primeira fase do torneio, as equipes da Conferência Nordeste farão quatro partidas na temporada regular. Já os times da Conferência Central e Sul farão seis jogos. Na Conferência Nordeste, os seis melhores colocados são classificados para a segunda fase, na Central são cinco escolhidos, e na Sul mais seis equipes vão para uma nova fase da competição.

Os times classificados na segunda fase são reconfigurados em uma nova divisão de grupos. Os ganhadores desta nova fase são Campeãs de Divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano. Na última fase, todas as campeãs de divisão jogam entre si para decidir quem será o Campeão Brasileiro de Futebol Americano 2012.

  • Treino do Curitiba Predadores, segundo lugar na Divisão Leste da Conferência Sul do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano 2012

O fim de semana será de desafio para três das sete equipes paranaenses de futebol americano. Coritiba Crocodiles, Curitiba Predadores e Curitiba Hurricanes jogam fora de casa neste sábado (18), em busca de boa colocação na primeira fase do Campeonato Brasileiro.

A primeira delas, Coritiba Crocodiles, tetracampeã paranaense e vice-campeã brasileira em 2010 e 2011, está bem focada na partida do fim de semana. Ela enfrentará novamente a catarinense Istepôs, em São José (SC) – time que derrotou na primeira partida do campeonato.

"Estamos fortes e estudamos muito o adversário. Nossa defesa é sólida e estamos com foco no ataque", afirma o diretor da equipe, Adan Rodriguez.

Invicto, o time lidera a Divisão Leste da Conferência Sul com saldo de 51 pontos. As duas partidas anteriores garantiram ao time 60 pontos feitos e somente 9 pontos sofridos. Além de bater o Istepôs por 19 a 9, os Crocodiles atropelaram os Chacais, do Rio Grande do Sul, por 41 a 0.

Para o diretor do Crocodiles, a expectativa é chegar pelo terceiro ano consecutivo à final do campeonato. "Nossa primeira meta é avançar aos playoffs (fase eliminatória). Ir até a final depende muito de quais serão nossos adversários lá na frente", pondera Rodriguez.

O diretor comentou que as equipes de São Paulo e do Rio de Janeiro, assim como equipes do Mato Grosso, estão fortes na disputa deste campeonato.

Predadores

Abaixo do Coritiba Crocodiles, o Curitiba Predadores é o segundo colocado da Divisão Leste da Conferência Sul, também invicto no campeonato com duas vitórias que garantiram ao time 26 pontos feitos e 9 pontos sofridos, totalizando um saldo positivo de 17 pontos.

Neste sábado (18), a equipe enfrenta os gaúchos Chacais, em Santa Cruz do Sul. "Estamos indo para lá sabendo que a liderança é praticamente nossa se vencermos", explica o jogador Gihad Hak. Porém, a equipe sabe que o time adversário quer ganhar o jogo acima de tudo, pois se perder estará fora do campeonato - já que teve duas derrotas e apenas uma vitória.

Treinando três vezes por semana e estudando a parte estratégica, Hak diz que o grupo, de 60 atletas, vem evoluindo a cada partida. "A defesa é o nosso ponto forte, mas hoje estamos trabalhando muito em cima do ataque, garantindo assim um time equilibrado", explica o jogador que atua no Predadores desde abril do ano passado.

Com os esforços a cada partida, Gihad Hak relatou que a possibilidade de o time conquistar o título é difícil, mas que o grupo está lutando. "Para chegar à final precisamos bater de frente com Crocodiles. Estamos trabalhando para alcançar nossos objetivos", explicou o integrante do Predadores.

Hurricanes

Com uma vitória e uma derrota, o Curitiba Hurricanes está em quarto lugar na Divisão Leste da Conferência Sul e enfrenta os gaúchos do Pumpkins. Com 31 pontos feitos e 26 pontos sofridos, o saldo do time é baixo: apenas 5 pontos.

Para enfrentar os Pumpkins, que está em terceiro lugar na tabela, os paranaenses alteraram o time recentemente, e prometem estar fortes para o confronto. "Na nossa última partida, perdemos para um time bem complicado, mas estamos mais fortes e com grande expectativa para o próximo jogo", comenta Felipe Romanel, o Felipão, capitão de ataque da equipe paranaense.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]