• Carregando...
Fórum | Reprodução do site
Fórum| Foto: Reprodução do site

O Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro (Co-Rio) divulgou ontem a lista das cidades que farão parte do trajeto da tocha no Brasil. São 51 pontos de passagem em 27 capitais e outras 22 localidades. No Paraná, o fogo passará por Foz do Iguaçu, no dia 30 de junho, e Curitiba, dia 3 de julho.

A escolha das localidades seguiu critérios de representatividade econômica, histórica, ecológica e turística. Cada uma representará um país participante: Foz o Paraguai e Curitiba, o Chile. Ao todo, cerca de 3 mil pessoas participarão do evento que custará R$ 10 milhões, divididos entre o governo federal (50%), a Samsung (patrocinadora) e as cidades.

Os detalhes da programação no Paraná ainda estão sendo definidos. Até a divulgação, o que se sabe é que na capital o percurso terá 34 quilômetros. Começa no Jardim Botânico, o Parque Barigüi marca a metade do trajeto e após passar por diversos pontos turísticos, termina na Praça Santos Andrade.

Depois de recepcionada pelo prefeito Beto Richa, no Aeroporto Afonso Pena, a tocha vai passar pelas mãos de 86 pessoas, entre personagens do esporte identificados com a cidade, atletas promissores e dois cidadãos comuns (um deles, aluno de uma escola municipal) – 50 indicados pelo Co-Rio, 23 pela prefeitura e 13 pela Samsung. Cada um percorrerá 400 metros.

Alguns nomes como Rolando Ferreira, ex-jogador da seleção brasileira de basquete, medalha de ouro no Pan-Americano em Indianapolis (EUA), Dayane Rocha (seleção brasileira feminina de futsal), Roberto Maheler (canoagem), Natália Falavinga (tae kwon do) e Iuri Estevão (luta greco-romana), todos classificados para o Pan, devem participar da festa.

Em Foz do Iguaçu, Rodrigo Hermes, atleta do boliche, único representante da cidade na competição, seria o principal nome indicado para a passagem que deve chamar a atenção de todo o país, em virtude da possibilidade de ter as Cataratas do Iguaçu como pano de fundo. Outras 20 pessoas serão selecionadas.

A indefinição das prefeituras de Foz e Curitiba alcança até o pagamento da taxa de adesão para receber a tocha. Cada cidade poderá optar por pagar até R$ 56 mil ao Co-Rio em função das despesas com a comitiva de produção do evento. Ou se preferir, montar sua própria operação. Entretanto, ao que tudo indica, ambas devem aceitar a taxa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]