• Carregando...

Pioneira na realização de jogos com equipamento similar ao da liga dos Estados Unidos, Curitiba sairá na frente também ao realizar, de hoje a domingo, o primeiro Cam­­peonato Paranaense de Fu­­tebol Americano. Serão seis equipes, todas devidamente vestidas com a aparelhagem oficial da NFL: Curitiba Brown Spiders, Barigui Crocodiles e Curitiba Hurricanes da capital do estado; de Ponta Grossa, o Tigers e o Black Knights; e o Foz do Iguaçu Black Sharks. A cerimônia de abertura do Para­­naense ocorre às 19 horas de hoje, seguida do confronto entre Cro­­codiles e Hur­­ricanes.

"Será um fim de semana de muita festa. Temos um público ca­­tivo em Curitiba, então colocamos em prática a ideia de, inicialmente, criar a Federação Para­­naense de Futebol Americano, filiada à Associação Brasileira, e depois iniciar a filiação dos times que já existiam no estado. Era um desafio fazer um campeonato como esse", diz Rodrigo Proença, organizador, jogador e dirigente do Brown Spiders.

A expectativa era de um Cam­­peonato Paranaense com outras quatro equipes – Maringá Pyros, Londrina Bristol Backs, Paranavaí Pioneers e Colombo Black Sheep –, porém estas quatro não conseguiram se organizar a tempo de participar. Assim, os seis times tiveram de se esforçar para arrecadar o montante de R$ 20 mil necessário para a viabilização do torneio. As taxas de inscrições de R$ 500 para cada agremiação e os patrocinadores ajudaram a fechar a conta.

Sobre favoritos, o Estadual tem as equipes de Curitiba com mais experiência, porém os times do interior, principalmente os Black Sharks, vêm ganhando espaço e bagagem nos últimos meses. "Acho que o time de Foz é favorito, já que nós e o Crocodiles estamos ‘quebrados’ por conta do Torneio Touchdown, com vários lesionados e atletas no­­vos. Teremos muito equilíbrio", analisou Proença, citando o campeonato disputado entre agosto e novembro, com equipes do Paraná, São Paulo, Rio, Santa Catarina, Distrito Federal e Mato Grosso.

* * * * *

Serviço

Paranaense de Futebol americano, de hoje a domingo, na Sociedade Iguaçu, em Curitiba. Confira os horários no www.gazetadopovo.com.br/esportes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]