• Carregando...

Confira o percurso e os horários aproximados de passagem da tocha:

11h30 - Rua Engenheiro Ostoja RoguskiRua João Dranka Rua Roberto ChichonAvenida Nossa Senhora da Penha

11h45 - Avenida Marechal Humberto Castelo BrancoAvenida Visconde de Guarapuava

11h55 - Rua XV de NovembroRua Ubaldino do Amaral

12h10 - Rua Marechal DeodoroAvenida Marechal Floriano Peixoto

12h20 - Praça TiradentesRua Barão do Serro AzulTravessa Nestor de CastroAlameda Augusto Stelfeld

12h30 - Alameda Cabral Rua dos PresbíterosRua Jaime Reis

12h42 - Alameda Dr. MuricyRua Cândido LopesRua Visconde de Nácar Rua 24 de maio

13h - Avenida Visconde de Guarapuava

13h15 - Rua Bispo Dom JoséAvenida Nossa Senhora Aparecida

13h25 - Avenida General Mário Tourinho

13h40 - Parque BarigüiAvenida Cândido HartmannRua JacarezinhoAlameda Presidente TaunayRua Julia Wanderley

14h42 - Rua Brigadeiro FrancoRua Tenente Gomes da SilvaRua Roberto BarrozoRua André ZanettiRua Carlos Lening

15h16 - Rua João TscharnnerlRua Santa CecíliaRua Amauri Lange SilvérioRua São Salvador

15h45 - Ópera de ArameRua João Gava

15h50 - Rua Mateus LemeRua João GuarizaAvenida Anita GaribaldiRua Manoel Eufrásio

16h20 - Museu Oscar NiemeyerRua Marechal Hermes

16h30 - Centro CívicoAvenida Cândido de AbreuRua Barão de AntoninaRua Luiz LeãoRua XV de Novembro

16h44 - Praça Santos Andrade

Às 11h30 desta terça-feira (03) a tocha Pan-Americana, que tem como origem a tocha olímpica e historicamente simboliza a paz e união entre os povos, será acesa em Curitiba pouco antes de percorrer 34 quilômetros em 16 bairros da capital paranaense. O evento, que marcará o início do revezamento na cidade, acontece no Jardim Botânico e contará com a presença de diversas autoridades. O prefeito Beto Richa e o embaixador do Pan no Brasil, Renan Dal Zotto, acenderão a tocha.

A chama foi acesa pela primeira vez neste ano no dia 4 de junho nas pirâmides de Teotihuacán, na Cidade do México, e chegou ao Brasil pela cidade de Santa Cruz de Cabrália, na Bahia. Curitiba é a 34.ª cidade a receber o revezamento que já percorreu todas as capitais do Nordeste e Norte do Brasil, além de Porto Alegre, Florianópolis, Blumenau e Foz do Iguaçu, na região Sul do país. Os jogos Pan-Americanos do Brasil acontecem de 13 a 29 de julho no Rio de Janeiro.

Cada participante (Confira a lista de todos as pessoas que irão participar do revezamento) deverá percorrer 400 metros com a tocha nas mãos. Durante o percurso, eles passarão próximos de marcos turísticos da cidade, como o Jardim Botânico, Rua XV, Relógio das Flores, Teatro Guaíra, Biblioteca Pública, Parque Barigüi, Ópera do Arame, Museu Oscar Niemeyer, Centro Cívico e Praça Santos Andrade, onde será acesa a pira dos Jogos Pan-Americanos.

O primeiro atleta a empunhar a tocha será o atual professor e técnico de Basquete Rolando Ferreira Júnior. Personalidade do esporte local, Rolando colocou no peito a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis, nos Estados Unidos, em 1987. "Espero que não decepcione e que eu faça direitinho meu papel", brinca.

O nadador Felipe May Araújo, aos 23 anos, é um dos candidatos a medalhas no Pan 2007. Na última edição dos jogos, em Santo Domingo (2003) conquistou a quarta posição, bem próximo do pódio. "Para mim é uma honra muito grande. Será um fato importante para Curitiba e os Jogos Pan-Americanos vão marcar na história do Brasil", disse ao ParanáTV segunda edição.

O ex-pugilista Macaris do Livramento também foi homenageado pela prefeitura de Curitiba ao ser indicado para o revezamento. "Tô aceso cara. Não vejo a hora". Macaris será o 16.º condutor da tocha e assume seu posto na Travessa Nestor de Castro, próximo à Cadetral Basílica de Curitiba. "É uma experiência única. Acho que só quando conquistei o título mundial senti uma emoção tão grande assim".

O reconhecimento é justo e Macaris faz questão de ressaltar isso. "Depois que parei de lutar veio esse reconhecimento. Se as pessoas ainda me procuram é um sinal de que meu nome marcou no esporte paranaense. Se fossem eleitos os maiores paranaenses esportistas da história, meu nome estaria no meio. É uma responsabilidade muito grande. Não sei se os outros estão sentindo isso, mas é uma emoção inexplicável".

Trânsito ficará complicado

A tocha sairá do Jardim Botânico, às 11h30, e chegará à praça Santos Andrade, por volta de 17h. Os atletas, para-ateltas e ex-atletas que participarão do revezamento vão levar a tocha pelos bairros Cristo Rei, Alto da XV, Centro, São Francisco, Batel, Seminário, Campina do Siqueira, Bigorrilho, Mercês, Vista Alegre, Pilarzinho, Abranches, São Lourenço, Bom Retiro, Centro Cívico e Ahú.

A Diretoria de Trânsito (Diretran) informou que haverá algumas mudanças temporárias no trânsito. A principal delas será o bloqueio de algumas ruas do Centro a partir das 17h desta terça, afinal serão bloqueados os acessos à Praça Santos Andrade, a partir das ruas XV de Novembro (esquina com Tibagi) e Conselheiro Laurindo, a partir das esquinas com a Marechal Deodoro e com a Amintas de Barros. Nestas ruas, somente o transporte coletivo poderá transitar em direção à Santos Andrade.

A tocha também passará em pontos turísticos da cidade, o que causará o fechamento dos estacionamentos destes locais. No Jardim Botânico, o estacionamento ficará fechado pela manhã. No Parque Barigüi, das 12h às 15h, haverá bloqueio no estacionamento na área central do parque, ficando abertos somente os estacionamentos da entrada da BR e da avenida Cândido Hartmann, junto à pista de corrida e ao Museu do Automóvel. Os carros, no entanto, não poderão atravessar o parque. Na Ópera de Arame, o estacionamento estará fechado das 14h30 às 16h30.

O trânsito também ficará lento nas 48 ruas por onde a tocha passará. Batedores do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e da Diretran de Curitiba darão apoio ao evento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]