• Carregando...
Farfus luta pelo título do WTCC, mas BMW pode incluí-lo na volta da equipe ao DTM | Divulgação / BMW AG
Farfus luta pelo título do WTCC, mas BMW pode incluí-lo na volta da equipe ao DTM| Foto: Divulgação / BMW AG

Ao decidir deixar a Fórmula 1 a partir de 2010, a BMW abriu uma ampla reformulação na sua participação no automobilismo mundial. Os executivos da montadora alemã estudam várias possibilidades, dentre elas a chance de deixar o Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC) e partir para o Deutsche Tourenwagen Masters (DTM), casa das rivais Mercedes-Benz e Audi. A informação foi divulgada pela publicação europeia Autosport e confirmada pelo curitibano Augusto Farfus Júnior.

"Não está nada definido ainda. Depois do anúncio da saída da F-1, tudo está sendo revisto. O futuro da BMW não está sendo definido, assim como o dos pilotos", declarou Farfus, por e-mail, à Gazeta do Povo. Antes desta temporada, o curitibano foi cotado a participar do retorno da BMW ao American Le Mans Series (ALMS), tendo inclusive participado dos testes nos Estados Unidos, porém acabou seguindo no WTCC, na qual é o maior vencedor e a principal aposta do time alemão para a reconquista do título.

Se na equipe o clima é de indefinição, nos bastidores a BMW já fala da mudança. "Nós deliberamos sobre o nosso envolvimento nas competições de turismo de uma forma mais abrangente", comentou o executivo Klaus Draeger à Autosport. "O WTCC é uma parte do espectro que envolve os carros de turismo. Não é segredo que nós não estamos particularmente felizes com os desenvolvimentos nos últimos nos últimos dois anos, mas nenhuma decisão foi tomada", completou o diretor esportivo Mario Theissen.

A próxima etapa do WTCC acontece na pista alemã de Oschersleben, no dia 6 de setembro, e no momento Farfus prefere pensar em trabalho duro e no máximo de pontos possíveis na luta pelo título, já que está em terceiro na classificação geral. "Estamos nos preparando, pois é a corrida mais importante do calendário para a BMW e o objetivo é tentar diminuir a diferença para os Seats, antes da etapa de Ímola, que é uma das piores pistas para o time no ano", completou o piloto.

FIA trabalha para manter a BMW na categoria

Ciente da possibilidade de perder a BMW para o DTM, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) trabalha com a possibilidade de introduzir uma especificação específica para os motores a partir de 2011. Será sugerido um motor 1.6 turbo movido a gasolina para todas as equipes participantes, o que pode pôr um ponto final na briga entre a BMW e a Seat. A equipe espanhola utiliza um motor turbo diesel, o que lhe dá certa vantagem em questões como o torque. Este é o principal ponto que desagrada o time alemão no WTCC.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]