BMW a diesel seria competitivo, diz Farfus
A potência dos motores turbinados movidos a diesel é a principal arma da Seat nas últimas duas temporadas do WTCC. A tecnologia também é dominada pela BMW, e Augusto Farfus explicou como se sairiam os carros do time alemão movidos a este combustível, caso participassem da categoria.
"Testamos o modelo 320D no final de 2007 e o carro logo se mostrou competitivo. Tenho certeza que andaríamos na frente também, mas desta forma o campeonato se tornaria de uma forma a diesel. Porém a BMW não tem interesse de correr com o carro a diesel no WTCC", explicou o curitibano.
O curitibano Augusto Farfus Júnior já está no Reino Unido para a oitava etapa do Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC). Em terceiro na atual temporada, 15 pontos atrás do líder e atual campeão, o francês Yvan Muller (Seat), o piloto da BMW quer pôr fim ao seu retrospecto de infelicidades em Brands Hatch. As colisões que o acompanharam no ano passado nesta mesma pista e também neste ano, em Brno, são um dos adversários a serem vencidos.
"Os toques nos carros de turismo acabam fazendo parte da corrida, e no WTCC, em função do alto nível da categoria e da diferença entre os carros ser pequena, os toques acabam acontecendo", afirmou Farfus, em entrevista à Gazeta do Povo diretamente da Europa. Focado na vitória e do maior número de pontos nas duas baterias deste fim de semana, o curitibano crê que, antes de pensar em título, a meta deve ser diminuir a diferença entre ele e Muller.
"Eu fui pole position em Brands Hatch no ano passado, mas não consegui muitos pontos no final. Estou motivado a melhorar este retrospecto nesta grande pista, já que isto será crucial para ter mais um bom resultado no ano. Só assim poderei seguir mantendo a pressão a quem está na minha frente na classificação", completou o piloto da equipe alemã.
Como os carros da BMW e da Seat correrão em solo britânico com o mesmo lastro (40 quilos, a carga máxima do WTCC), o desequilíbrio poderá vir por meio de um bom acerto desde os primeiros treinos, assim como uma pouco de ousadia da parte do piloto. Se o primeiro passo é ser rápido, isto não será problema para o piloto que mais fez poles neste ano na categoria.
"O lastro está funcionando neste ano. Infelizmente, graças ao protesto da BMW na terceira etapa (no Marrocos), descobrimos que a Seat tinha uma tolerância na pressão do turbo, o que acabava deixando a disputa com eles impossível. Após este processo estamos muito mais próximos e competitivos, porém acabamos perdendo as três primeiras etapas do ano", comentou Farfus.
A prova britânica terá uma novidade a mais: a Volvo vai participar excepcionalmente desta prova com os modelos C30 de Robert Dalhlgren e Tommy Rustad. Os primeiros treinos em Brands Hatch acontecem na manhã de sábado, com a tomada de tempo acontecendo no sábado à tarde. As duas baterias acontecem no domingo.
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