• Carregando...

O equatoriano Fredy Elhers, secretário-geral da Comunidade Andina (CAN), comparou a decisão da Fifa de vetar jogos internacionais em locais acima dos 2.500 metros de altitude ao Apartheid, política de segregação racial feita pelo Governo da África do Sul durante a maior parte do século XX.

- A medida é muito discriminatória, é um Apartheid do senhor Blatter (Joseph, presidente da Fifa). Voltamos à África do Sul da época do Apartheid, dos que vivem abaixo dos 2.500 metros e os que vivem acima - diz Elhers.

O principal dirigente da CAN, organismo que reúne Bolívia, Equador, Colômbia e Peru (todos com estádios a mais de 2.500 metros de altura acima do nível do mar), qualificou o fato de "uma vergonha".

Confiante de que a Fifa reconsiderará sua decisão, ele explicou que a Comunidade Andina pediu a solidariedade de todos os povos latino-americanos.

- Os afetados são países pequenos que mais uma vez sofrem a discriminação dos poderosos, do grande poder. É uma coisa vergonhosa e o mundo inteiro deveria se unir para impedir isso - ressalta.

O secretário-geral da CAN, que também considerou o assunto "uma questão de ética", apontou que a medida pretende "discriminar povos milenares, que praticam esportes com plenitude".

- É uma das medidas mais prejudiciais que vi ultimamente - afirma Elhers.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]