• Carregando...
Falcão quer brilhar na 2ª fase: “Na hora certa, um lance individual pode surpreender”. | Jamil Bittar/Reuters
Falcão quer brilhar na 2ª fase: “Na hora certa, um lance individual pode surpreender”.| Foto: Jamil Bittar/Reuters

Começou com um 12 a 1 no Japão. Empolgou. Sapecou mais 21 nos inocentes de Ilhas Salomão. Deitou e rolou. Tocou mais sete na Rússia, duro golpe em uma das candidatas ao título. No fim, um 9 a 0 contra os cubanos sacramentou a primeira fase. Quatro jogos, quatro goleadas. "Todas as nossas vitórias até agora foram incontestáveis", comenta Falcão.

Pois, a partir de hoje, a história tende a ser diferente. O Brasil faz o jogo de abertura da segunda fase do Mundial de Futsal, às 10h30, contra o Irã, no Maracanãzinho. "Não foi por acaso que estas oito equipes chegaram até aqui", diz Falcão, referindo-se às seleções que se mantêm vivas na luta pelo título. "Todas têm condições de se-rem campeãs."

Contra times fortes, goleadas como aquelas da primeira fase devem ser raras. "O torcedor tem que estar atento a isso, não exigir que a gente vá dar espetáculo", pede o ala Marquinho. "Ganhar de 1 a 0 está bom, com dois resultados destes já passamos de fase", acrescenta.

E é chegado o momento de craque fazer a diferença. No Brasil, a missão cabe a Falcão. "Na hora certa, um lance individual pode surpreender e definir uma partida. É nos jogos difíceis que vou tentar fazer isso", diz.

A partir da segunda fase, o técnico Paulo César de Oliveira, o PC, deve diminuir as alterações no time durante as partidas – ele estava promovendo um revezamento até o momento – e definir uma equipe de confiança. "O objetivo da primeira fase era encaixar uma preparação homogênea da equipe", explica o treinador. "Agora, conforme o adversário, faremos pequenos ajustes na formação."

O adversário da vez é o surpreendente Irã. Que não é novidade alguma para a seleção brasileira.

"Tivemos um jogo difícil contra eles no ano passado (vitória por 4 a 2)", lembra Falcão. Os iranianos chegaram sem alarde e quase protagonizaram a primeira zebra da competição. Aplicaram 3 a 0 no primeiro tempo do jogo contra a Espanha, mas sofreram o empate na segunda etapa. "Fazer três gols nos espanhóis não é fácil", analisa Marquinho. "Acho que eles até se assustaram."

No último treino da seleção, Falcão foi barrado... por um segurança. O funcionário da organização não reconheceu o melhor jogador do mundo e vetou a entrada do ala no Maracanãzinho. "Deixei minha credencial na bolsa do Rogério (goleiro)", explicou Falcão, que levou o contratempo com bom humor, mas conseguiu, na conversa, entrar no ginásio para o treino.

Na TV

Brasil x Irã, às 10h30, na RPC TV, SporTV e Band; Paraguai x Argentina, às 10h30, no SporTV2; Espanha x Rússia, às 12h30, no SporTV; Ucrânia x Itália, às 12h30, no SporTV2.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]