• Carregando...
Elenco do Coritiba durante o treino de ontem no CT da Graciosa: jogadores responderam melhor do que o esperado aos treinamentos físicos deste início de temporada | Marcelo Elias/ Gazeta do Povo
Elenco do Coritiba durante o treino de ontem no CT da Graciosa: jogadores responderam melhor do que o esperado aos treinamentos físicos deste início de temporada| Foto: Marcelo Elias/ Gazeta do Povo

Alviverdes

Departamento médico

De acordo com informações do departamento médico alviverde, o atacante Leonardo só voltará a treinar com o elenco em duas semanas. Ele ainda não se recuperou completamente da lesão nas costas sofrida na quinta rodada, contra o Arapongas, em partida disputada no interior. O jogador segue fazendo fisioterapia em período integral, mas também já começou a realizar alguns exercícios de baixa intensidade. Já o lateral-esquerdo Triguinho, que se recupera de fratura na perna, sofrida no ano passado, deve retomar os treinos dentro de um mês e meio.

Retornos

O zagueiro Jéci e o meia-atacante Geraldo foram liberados pelos médicos e estão à disposição do técnico Marcelo Oliveira.

A irretocável campanha do Cori­­tiba no primeiro turno do Paranaense surpreendeu até o coordenador de performance física do clube, Glydiston Ana­­nias. Segundo ele, o desempenho do elenco está um passo à frente do que havia sido traçado para o começo de temporada. E isso pode ser comprovado pelos números conquistados pela equipe de Marcelo Oliveira – 11 vitórias, 2 empates e ne­­nhuma derrota, entre o Esta­­dual e a Co­­pa do Brasil.

"Se avaliarmos os resultados, e até mesmo o futebol apresentado, é até surpreendente para um início de trabalho. O grupo respondeu muito bem", apontou Ananias, que calculava serem necessários dois meses de trabalho para que a resposta pudesse aparecer. Desde o início da pré-temporada em Foz do Iguaçu (5 de janeiro) passaram-se 55 dias.

Com a classificação para a final do Regional já garantida, o desafio agora é manter o equilíbrio entre treinamentos, recuperação e jogos. Esta semana, no entanto, é atípica. Pela primeira vez no ano os jogadores terão seis dias exclusivamente para os treinos.

"Temos de tentar estender pelo máximo de tempo possível o bom condicionamento, mas não podemos exagerar agora, se não corremos o risco de as lesões aparecerem", alertou Ananias. Dos 34 nomes do elenco principal, somente Jéci e Geraldo so­­freram com contusões musculares. O atacante Leonardo, que ainda está sob cuidados médicos, foi vítima de uma contusão traumática (leia mais ao lado).

Com exceção do duelo com o Cianorte, do qual os reservas participaram, o técnico Mar­­celo Oli­­veira escalou a mesma base de 7 atletas em todas as outras 12 partidas. Ou seja: Éd­­son Bastos, Jo­­nas, Pereira, Emer­­son, Eltinho, Léo Gago e Marcos Aurélio atuaram em 92% dos jogos do Cori­­ti­­ba em 2011.

"Vínhamos jogando direto quarta e domingo, muitas vezes com chuva, campo pesado. Isso vai nos sobrecarregando. O professor optou por dar um descanso para recuperarmos a energia, mas o foco continua o mesmo [vencer o segundo turno]", afirmou Bastos. "Vamos ter mais tempo de trabalho. É bom para en­­trosar a equipe e porque en­­traremos mais descansados no returno. A gente sabe que é difícil, mas vamos entrar preparados", completou o meia Davi.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]