• Carregando...

A química perfeita entre time e torcida na Arena será fundamental para o Atlético iniciar com sucesso um plano relâmpago para chegar à faixa de classificação da Copa Sul-Americana. No dia em que completa 200 jogos no Caldeirão, o Rubro-Negro confia na série recente de oito vitórias vitórias no seu estádio para derrotar o Juventude, às 16 horas.

Pelos cálculos do elenco atleticano, uma vitória hoje, sobre os gaúchos, e outra no dia 7 de setembro, contra o Santos, também em casa, devem levar o Furacão ao 11.º lugar (limite da classificação para o torneio sul-americano). Caso isso, ocorra o Rubro-Negro atingirá bem antes do esperado a meta traçada no começo do segundo turno. Pelo planejamento inicial, o clube deveria atingir esse estágio nas dez rodadas finais da competição.

"Esses dois jogos serão um divisor de águas para nós. Se vencermos, conseguiremos, enfim, sair do meio da tabela para entrar de vez na luta pelos primeiros lugares. Caso contrário, vai ser difícil ter outra oportunidade dessas", afirma o goleiro Diego.

O raciocício do camisa 1 é simples. Atualmente, para chegar à 11.ª colocação, o time terá de ultrapassar quatro de seis adversários possíveis: Ponte Preta, Botafogo, Coritiba, São Caetano, Juventude e Fortaleza. Mesmo que aparentemente a distância seja grande (em média quatro pontos), a tabela favorece o Rubro-Negro. Do grupo, apenas o Atlético e o Fortaleza jogarão as próximas duas partidas em casa. A Macaca – que perdeu os seis últimos jogos que disputou – e o Coxa só atuam fora.

Isso sem contar os confrontos diretos – nesse caso incluindo a partida de hoje. O Juventude, que tem quatro pontos a mais, joga agora na Arena e depois retorna a Caxias para pegar o Paraná, a melhor defesa do campeonato.

Mesmo saindo rapidamente da lanterna da competição ao fim da Libertadores, o excelente aproveitamento do Furacão nos últimos 12 jogos (2,1 pontos por partida) não foi suficiente para a equipe chegar à metade de cima da tabela. Há seis rodadas o time patina entre a 15.ª e a 16.ª colocação. A questão incomoda tanto que fez Lopes arranjar mais um artifício para que o elenco não pense no futuro e, assim, perca o foco do presente.

"Agora o objetivo mudou. Temos de fazer 50 pontos o mais rápido possível parar escapar de vez do perigo do rebaixamento. Depois é que vamos pensar em Sul-Americana ou Libertadores", diz o treinador, que é o maior responsável pelo desempenho de sua equipe na Arena.

Desde que ele chegou no Rubro-Negro, o Atlético só venceu dentro de sua casa. Foram 8 jogos, 27 gols feitos e 12 sofridos. Esses números contribuem para que o aproveitamento do Rubro-Negro na Arena em 2005 (78,6%) seja o segundo maior desde a inauguração do estádio, em 99. Só perde para o desempenho de 2001, ano do título brasileiro: 79,4%.

Para o jogo de hoje, o Delegado preferiu manter a formação do ataque com Finazzi e Lima e escolheu Caetano para ser o substituto de Evandro – suspenso por dois jogos. O Furacão ainda conta com o retorno dos alas Jancarlos e Marcão.

* Atlético x Juventude, às 16 h, no Premiere 5.

Em Curitiba

Atlético x Juventude

Atlético

Diego; Jancarlos, Danilo, Paulo André e Marcão; Douglas, Alan Bahia, Caetano e Ferreira; Lima e Finazzi.Técnico: Antônio Lopes.

Juventude

Doni; Daniel, Ederson (Rafael) e Marcão; Magal, Lauro, Leandro Moreno, Caíco e Thúlio; Josiel (Enílton) e Marcelinho.Técnico: Sebastião Lazaroni.

Estádio: Kyocera Arena. Horário: 16 horas. Árbitro: Paulo Henrique de Godoy Bezerra (SC) Auxs.: Claudemir Mafessoni (SC) e Alcides Zawaski Pazetto (SC).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]