• Carregando...

TochaFoz recebe símbolo dos Jogos

Foz do Iguaçu – A maior hidrelétrica do mundo, a Itaipu Binacional, foi palco para a largada do revezamento da Tocha Pan-Americana ontem, em Foz do Iguaçu. A chama olímpica chegou à usina por volta das 15 horas e depois de passar pelas mãos de 11 funcionários brasileiros e paraguaios da hidrelétrica foi levada às Cataratas do Iguaçu e a Praça da Bíblia, onde o tour foi encerrado com o prestígio da população.

Na Itaipu, o primeiro funcionário a conduzir a tocha foi Newton Kaminski, nadador desde os 7 anos. Ele recebeu o símbolo dos jogos das mãos de Paulo André Jukoski da Silva, o ex-campeão de vôlei Paulão, embaixador dos Jogos Rio 2007. "Aqui a tocha representa a continuidade, força, vida e confraternização dos povos", diz Paulão. Para a funcionária de Itaipu Ana Maria Gabriel Paes de Andrade, que trabalha há 32 anos na usina, a sensação foi marcante. "Foi uma emoção indescritível. Uma comunhão de dois povos", diz. Ana passou a tocha para um funcionário paraguaio, país representado por Foz durante o revezamento.

No Parque Nacional do Iguaçu, quatro funcionários transportaram a tocha pelas passarelas das Cataratas. A pira olímpica foi acesa em frente ao Salto Floriano, a principal queda do lado brasileiro. Já no início da noite, na Praça da Bíblia, a tocha passaria pelas mãos de 12 atletas e incentivadores do esporte na cidade.

Devido a forte neblina entre a sexta-feira e o sábado, a chegada da Tocha do Pan em Foz do Iguaçu sofreu pelo menos 5 horas de atraso. Com isso, o percurso original foi alterado e o revezamento em algumas ruas e no Marco das Três Fronteiras, ponto de encontro entre Brasil, Paraguai e Argentina, acabou cancelado.

Liga Mundial

A seleção brasileira passou no último teste antes da fase final da Liga Mundial. Na última partida da fase classificatória, o Brasil sofreu mais uma vez, mas derrotou a Finlândia por 3 sets a 1 (25/22, 25/23, 25/21 e 25/21). A equipe de Bernardinho está invicta há 12 jogos e busca o heptacampeonato da Liga a partir do dia 11 de julho, na Polônia.

VôleiReabertura com vitória

A seleção brasileira feminina de vôlei derrotou a Sérvia por 3 sets a 1, parciais de 25/12, 25/15, 26/28 e 25/17, ontem, em amistoso preparatório para os Jogos Pan-Americanos do Rio e que marcou a reabertura do Maracanãzinho. Foi a terceira vitória brasileira nessa série de confrontos contra as européias – as outras duas por 3 a 0. O quarto duelo será hoje às 12h25. O ginásio teve investimento de R$ 100 milhões para receber o vôlei no Pan.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]