• Carregando...

VôleiEuropeus no caminho

O Brasil terá como adversárias na fase final da Liga Mundial de Vôlei, na próxima semana, em Katowice (Polônia), as seleções de Bulgária e Rússia. Os três times formam o grupo F e jogam entre si em busca de duas vagas na semifinal. Já o grupo E é formado por França, Polônia e Estados Unidos. Assim que acabar a competição, o Brasil volta para casa para disputar o Pan-Americano, no qual estréia dia 23 de julho contra o Canadá.

FutsalPelo ouro e contra a decadência

Vencedor de cinco dos oitos campeonatos mundiais já disputados, o Brasil desfrutou durante anos do título de dono do melhor futsal do planeta. No entanto, os insucessos recentes da seleção fazem com que ela dispute a estréia da modalidade nos Jogos Pan-Americanos do Rio em uma situação diferente, com a obrigação de escapar do rótulo de decadente.

Na última década, a equipe nacional perdeu a hegemonia do esporte para a Espanha, que venceu o Mundial em 2000, quando bateu o Brasil na final, e 2004, após superar a Itália na decisão. Para o ala Falcão, considerado o melhor jogador brasileiro da atualidade, essa queda tem duas explicações. A primeira, uma melhora dos outros países, que importaram atletas do Brasil e "aprenderam’’ a jogar futsal.

"Não desvalorizando a geração antiga, mas antigamente o Brasil entrava só para saber de quanto ganharia. Com a ida dos brasileiros para o exterior, os estrangeiros aprenderam rápido como jogar e também naturalizaram muitos jogadores para reforçarem suas seleções", disse.

Além disso, o outro fator que teria contribuído para a piora do futsal nacional seria o êxodo dos principais atletas para o exterior. Graças a essa saída de atletas, a seleção brasileira não consegue reunir sua força máxima com a mesma freqüência de antes, atrapalhando o entrosamento da equipe. "Espanha, Itália e Portugal mantêm a mesma base há quatro anos, enquanto a gente não consegue repetir uma convocação", concluiu.

BasqueteCOB define seleções

O Comitê Olímpico Brasileiro anunciou ontem os integrantes das seleções feminina e masculina de basquete para o Pan. Como já era esperado, quase todas as estrelas que jogam no basquete americano ficaram de fora. Entre os homens, o único que atua na NBA que disputará o evento é Marquinhos, que pouco joga no New Orleans. Até Tiago Splitter, "draftado" na semana passada pelo San Antonio Spurs, está fora. O time será composto por veteranos, como o armador Valtinho, e muitas revelações. No feminino, com a WNBA em atividade, os desfalques serão a alas Iziane e Janeth e a pivô Erika.

OrganizaçãoMPE pode processar Co-Rio

Os torcedores que se sentirem lesados poderão processar por danos morais o Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos (Co-Rio) pela decisão de não mais vender ingressos para as finais de sete modalidades da disputa, o vôlei entre elas, nas bilheterias dos locais de competição. A afirmação foi feita pelo Ministério Público Estadual (MPE), que ainda considerou os dirigentes passíveis de serem processados por propaganda enganosa, crime que determina pena de três meses a um ano de detenção. Em sua defesa, a entidade alegou que tomou a atitude para resguardar a segurança dos torcedores e evitar filas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]