• Carregando...
Diogo Silva perdeu a disputa do bronze para lutador norte-americano | Reuters
Diogo Silva perdeu a disputa do bronze para lutador norte-americano| Foto: Reuters

Campanha

Na primeira luta do dia, Diogo Silva derrotou Dimitriy Kim, do Uzbequistão, no Golden Score, por 3 a 2. No duelo das quartas de final, o brasileiro passou pelo jordaniano Mohammad Abulibdeh por 7 a 5.

Na semifinal, Diogo enfrentou o iraniano Mohammad Bagheri Motamed, cabeça de chave número dois do torneio. Em um duelo emocionante, o paulista foi ao Golden Score após conseguir um golpe de 3 pontos quando faltavam três segundos para o fim do combate. Na prorrogação, no entanto, o placar manteve a igualdade e a decisão foi para a arbitragem, que apontou vitória para o iraniano.

Medalha de ouro no taekwondo no Pan-Americano do Rio, em 2007, o paulista Diogo Silva , 30 anos, ficou muito perto de conquistar o bronze olímpico (categoria até 68 kg) nesta quinta-feira (9), nos Jogos de Londres. O lutador radicado em Londrina, porém, perdeu para o americano Terrence Jennings por 8 a 5 no último instante do combate e volta para o Brasil sem medalha.

A resultado da luta foi polêmico. O brasileiro, que perdia o duelo, conseguiu empatar em 5 a 5 faltando cerca de cinco segundos para o final. Porém, um golpe do americano, detectado pelos árbitros com ajuda do replay, garantiu o triunfo ao americano.

Emocionado, Diogo - quarto colocado em Atenas-2004, não conteve o choro. "Não estou frustrado não, saí daqui como um dos melhores do mundo, lutei e ganhei dos melhores do mundo. Não perdi nenhuma luta, empatei as duas últimas. Estou saindo dos Jogos Olímpicos sem medalha e sem perder nenhuma luta", falou, entre lágrimas.

O brasileiro já havia reclamado do resultado da semifinal conta o iraniano Mohammad Bagheri Motamed, na qual foi declarado perdedor na decisão dos juízes. Durante o duelo, ele precisou ser atendido pelo médico várias vezes por causa de dores na perna.

"Acabando a luta com o iraniado tive hipoglicemia, uma cãibra generalizada... Pô, cara, só queria lutar. Não queria que o árbitro tomasse essa decisão", afirmou. "Tive de tomar xilocaína... a única coisa que a gente quer é deixar os dois resolver lá dentro, assim é feito o esporte", criticou.

A luta

O primeiro round começou com muito estudo por parte dois lutadores. Sem ver combatividade, o árbitro avisou a ambos que iria penalizá-los caso a luta prosseguisse daquela maneira. Faltanto cinco segundos para o sinal soar, o americano conseguiu abrir vantagem com um golpe na cabeça que valeu 4 pontos.

A diferença aumentou no início do segundo round, já que Diogo foi advertido por falta de iniciativa. Na sequência, o paulista conseguiu diminuir a vantagem ao acertar um golpe de 2 pontos. Antes do fim do round, no entanto, o brasileiro pediu atendimento médico por causa de dores no tornozelo.

O americano claramente queria administrar o duelo no round final. Depois de ser atendido novamente, Diogo partiu para cima e começou a descontar a diferença. De 5 a 2, o placar foi para 5 a 5 nos últimos segundos, com uma sequência de ataques bem-sucedida.

Porém, na tentativa de vencer o combate antes do Golden Score, o brasileiro descuidou da defesa e levou um contragolpe que valeu 3 pontos. A pontuação, que só foi vista com auxílio do recurso eletrônico, deu o bronze para o Jennings.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]