• Carregando...

Como será a disputa

A Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense 2007 terá duas fases. Na primeira, as oito equipes participantes se enfrentam todas contra todas, em turno e returno.

Os quatro primeiros colocados na classificação disputam um quadrangular em jogos de ida e volta. Ao final das disputas, o campeão e o vice-campeão terão suas vagas garantidas na Série Ouro do Campeonato Paranaense em 2008.

"Fantasma" pronto para vencer

Um dos favoritos ao título da Divisão de Acesso 2007 é o Operário Ferroviário de Ponta Grossa. O tradicional "Fantasma" sempre entra na disputa com chances de chegar ao título e nesta temporada apostou em peneiradas e parcerias para montar a equipe.

"O time tá bem. Estamos trabalhando muito e confiante numa boa estréia. Fizemos algumas peneiradas em toda a região para montar a base e por último completamos o time com bons jogadores vindos do J.Malucelli e Iraty. Com isso, conseguimos suprir as carências que tínhamos e estamos confiantes num bom papel", disse o presidente do clube, Carlos Roberto Iurk.

Em segundo plano em relação às disputas da Série Ouro do Campeonato Paranaense, Copa do Brasil e Copa Libertadores da América, começa neste domingo a Divisão de Acesso 2007. Todos os quatro jogos da "segundona" paranaense estão marcados para as 15h30 e acontecem no meio de uma polêmica causada por um dos artigos que regulamenta a competição.

No arbitral (espécie de assembléia que toma decisões sobre a competição) realizado com os oito clubes participantes – Operário, Umuarama, Auritânia, Pitanguense, Francisco Beltrão, Toledo, Sport e Real Brasil – ficou decidido que somente jogadores com idade igual ou inferior a 23 anos poderão participar do torneio. O presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais do Paraná, Nivaldo Carneiro, não concorda com a limitação e encaminhou um ofício à Federação Paranaense de Futebol pedindo que o regulamento fosse alterado.

De acordo com Carneiro, os atletas seriam prejudicados por essa exigência. "A Constituição Federal fala, eu seu artigo 5.º, inciso 13, que fica garantido ao brasileiro livre exercício de qualquer tipo de trabalho e profissão, desde que ele possa qualificações para isso. A partir dos 16 anos o jogador pode ser profissional e tem direito de disputar campeonatos profissionais até quando quiser. Proibir que ele participe é um ato discriminatório", explica.

A intenção de Carneiro não é criar polêmica, mas sim defender o direito de trabalho dos jogadores profissionais. "Entrei com um documento na FPF pedindo que ela mude o regulamento e permita que todos possam participar do campeonato. Eles ficaram de nos posicionar sobre o assunto e assim que recebermos comunicado oficial nós vamos conversar com nosso advogado para decidir o que fazer".

A FPF publicou em seu site oficial um ofício dando as explicações que o presidente do Sindicato dos Atletas pediu. "Os clubes integrantes da Divisão de Acesso da Temporada de 2007 reuniram-se no dia 29 de Janeiro em arbitral para decidir sobre os aspectos relativos ao campeonato e, por unanimidade, solicitaram à Federação que fosse estabelecido o limite de idade para inscrição. A FPF, ao acolher a solicitação dos clubes, observou que esta medida iria trazer economia e possibilidade da revelação de novos talentos", disse o presidente Onaireves Moura.

Como medida, Moura disse que irá enviar o mesmo ofício aos clubes participantes para saber se eles querem alterar o regulamento, aprovado por eles mesmo. "Todos os times adoraram a idéia e decidimos que seria assim. Já montamos os elencos com essas características e é uma chance para revelarmos alguns talentos. Para os clubes, eu garanto, a idéia é que tudo seja mantido como está", argumentou o presidente do Operário Ponta Grossa, Carlos Roberto Iurk.

Nivaldo Carneiro diz acreditar no bom senso dos clubes. "Espero que os clubes que participaram do arbitral tomem consciência que na própria cidade deles existem bons jogadores que podem, inclusive, ajudá-los a chegar ao título. Nós queremos defender o atleta sempre. Uma das idéias para acabar com o problema seria limitar a no mínimo cinco jogadores com mais de 23 anos, por exemplo", conclui.

A rodada

A abertura oficial da Divisão de Acesso 2007 acontece em Ponta Grossa, região dos Campos Gerais, com a partida entre o Operário Ferroviário e Umuarama, no Estádio Germano Kruegger. O presidente da FPF estará no local para participar de uma solenidade.

Todas as partidas da primeira rodada estão marcadas para às 15h30 do próximo domingo (25). Confira como serão os confrontos:

Operário x UmuaramaLocal: Estádio Germano Krügger, em Ponta Grossa

Auritânia x PitanguenseLocal: Estádio ABC, em Foz do Iguaçu

Francisco Beltrão x Toledo Local: Estádio Anilado, em Francisco Beltrão

Sport x Real BrasilLocal: Estádio Municipal Roberto Brezezinski, em Campo Mourão

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]