• Carregando...
Novak Djokovic: “Quando você enfrenta o melhor jogador do mundo, Rafael Nadal, que ganhou duas das últimas três edições do torneio, você precisa estar no auge do seu jogo. Tive que jogar o meu melhor tênis” | Glyn Kirk/AFP
Novak Djokovic: “Quando você enfrenta o melhor jogador do mundo, Rafael Nadal, que ganhou duas das últimas três edições do torneio, você precisa estar no auge do seu jogo. Tive que jogar o meu melhor tênis”| Foto: Glyn Kirk/AFP

É uma nova estrela, afirma Navratilova

A tcheca Petra Kvitova (foto), de apenas 21 anos, não se intimidou com o favoritismo da musa russa Maria Sharapova e conquistou no sábado o título de Wimbledon. Com a vitória na final disputada em Londres, na Inglaterra, a novata ganhou seu primeiro troféu de Grand Slam. Desde 1990 uma canhota não vencia o Grand Slam inglês. A última havia sido exatamente a tcheca naturalizada norte-americana Martina Navratilova, que elogiou bastante a novata. "É uma nova estrela. Não aconteceu do dia para a noite, mas ela é uma campeã. É grandioso", disse Navratilova, que conquistou nove títulos em Wimbledon.

Londres - O tenista sérvio Novak Djokovic confirmou ontem a condição de novo número 1 do mundo e conquistou pela primeira vez o título de Wimbledon. Na final do tradicional torneio do Grand Slam, disputado em quadras de grama, em Londres, na Inglaterra, ele derrotou o espanhol Rafael Nadal por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 6/1, 1/6 e 6/3. E, com isso, conseguiu mais um feito na incrível temporada que vem fazendo em 2011. Djokovic tirou justamente Nadal da liderança do ranking, mas nem precisou da vitória deste domingo. Já tinha somado pontos suficientes após chegar à final. Afinal, o sérvio contabiliza 48 vitórias e apenas uma derrota na atual temporada – perdeu para o suíço Roger Federer na semifinal de Roland Garros. Assim, passou a ter oito títulos em 2011, sendo dois em torneios do Grand Slam -- ganhou também o Aberto da Austrália, em janeiro.

Sob os olhares de antigos campeões do torneio e do presidente da Sérvia, Boris Tadic, que estavam nas tribunas da quadra do All England Club, Djokovic disse ter atingido o ápice da sua carreira. "Este é o melhor dia da minha vida, o torneio que sempre sonhei em vencer. E acho que ainda estou sonhando. Eu consegui alcançar um objetivo de vida e realizar um sonho, tudo em apenas três dias", disse o sérvio, lembrando que virou líder do ranking com a vitória de sexta-feira na semifinal.

Para chegar ao título e receber uma premiação de 1,2 milhão de euros, Djokovic precisou vencer Nadal, que já tinha sido campeão de Wimbledon duas vezes na carreira (2008 e 2010). E o sérvio repetiu a dose, assim como já tinha acontecido nos outros quatro jogos entre eles nesta temporada -- derrotou o espanhol em quatro finais de torneios do Masters 1000, em Indian Wells, Miami, Madri e Roma.

"Quando você enfrenta o melhor jogador do mundo, Rafael Nadal, que ganhou duas das últimas três edições do torneio, você precisa estar no auge do seu jogo. Tive que jogar o meu melhor tênis e acho que fiz a minha melhor partida na grama", avaliou Djokovic, que surpreendeu ao comer uma folha da grama da quadra após vencer o último ponto do duelo.

"Eu estava me sentindo um animal. Queria ver qual era o gosto. E o gosto é bom", completou o sérvio, que venceu seu primeiro título na grama, logo no mais importante dos torneios nessa superfície.

Derrotado por Djokovic em cinco finais seguidas, Nadal reconheceu a superioridade do rival. "Perdi porque enfrentei o melhor jogador do momento, o melhor jogador do mundo amanhã [a partir do ranking que será atualizado nesta segunda-feira]. Quando você enfrenta este tipo de jogador, e ele joga de forma inacreditável, o normal é você perder", declarou o espanhol.

"Ele está fazendo coisas fantásticas. Hoje foi impossível [vencê-lo]. Dei o meu melhor como sempre. Hoje teve um jogador que jogou melhor do que eu", completou o tenista, que perdeu a chance de chegar ao 11º. título de Grand Slam na carreira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]