• Carregando...

Santos (AE) – Uma final antecipada. É desse jeito que o clássico de hoje, às 16 horas, entre Santos e São Paulo, na Vila Belmiro, está sendo encarado pelo público paulista. E nem podia ser diferente. Ganhadores dos dois últimos regionais, santistas e são-paulinos mais uma vez lideram o Paulistão e com larga vantagem em relação aos adversários. Mais organizados e com mais dinheiro do que os outros times paulistas – e da maioria dos clubes brasileiros –, os rivais de domingo vêm colecionando sucessos nesse início de século. Ultimamente, aliás, está sendo cada vez mais raro acompanhar uma competição que não tenha pelo menos um dos dois disputando o título.

Dos últimos cinco campeonatos brasileiros, a dupla levou três: Santos em 2002 e 2004 e São Paulo em 2006. E ainda ficou com um vice-campeonato, o do Santos em 2003, e dois terceiros lugares, com o Tricolor em 2003 e 2004. Na Libertadores, o desempenho também espanta. Enquanto o Santos foi vice em 2003, o São Paulo chegou às semifinais em 2004, foi campeão em 2005 e vice em 2006. No Paulistão, os líderes em 2007 também decidiram as edições de 2005 e 2006. Há dois anos, o título ficou com o São Paulo após empate em 0 a 0 com o Santos (que acabou em terceiro lugar). E no ano passado, os santistas foram campeões, deixando os são-paulinos com o vice.

A prova dessa superioridade está também no desempenho da dupla em 2007. Embora já tenha perdido um jogo (2 x 0 para o São Bento), o Santos tem um impressionante aproveitamento de 89,6% no ano. Em 16 jogos, venceu 14. O ponto forte está em seu poder de fogo: com 28 gols, tem o melhor ataque do Paulistão. O time de Luxemburgo fez ainda 8 gols na Libertadores, chegando a um total de 36 gols em 16 partidas (média de 2,25 gols por jogo). O curioso é que os atacantes de ofício do Santos não andam marcando tanto assim. Juntos, Marcos Aurélio, Rodrigo Tiuí, Fabiano e Jonas foram às redes 12 vezes – apenas um gol a mais do que o artilheiro do time, o volante Cléber Santana. Mas essa característica não é exclusiva do Santos.

No São Paulo, quem anda fazendo gol também vem lá de trás. Com cinco gols, o zagueiro Alex Silva e o meia Hugo são os artilheiros do time. Mas o ponto forte do time de Muricy Ramalho é o sistema defensivo. O São Paulo ostenta a melhor defesa nas duas competições que participa. Ao todo, sofreu apenas 9 gols nos 14 jogos da temporada – média de 0,6 por partida. E ainda defende uma invencibilidade de 27 jogos – desde setembro de 2006.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]