• Carregando...
Time do Braga faz reconhecimento do gramado em Dublin | Francisco Leong/ AFP
Time do Braga faz reconhecimento do gramado em Dublin| Foto: Francisco Leong/ AFP

Em busca da coroa para uma temporada inesquecível, Porto e Braga se enfrentam nesta quarta-feira (18) em Dublin, na Irlanda, a partir das 15h45 (de Brasília), na final da Liga Europa. Os dois clubes portugueses, recheados de brasileiros, conseguiram resultados espetaculares ao longo do ano e querem o título europeu como recompensa.

O Porto, campeão nacional invicto com 27 vitórias em 30 rodadas, no próximo domingo enfrentará o Vitória de Guimarães na final da Taça de Portugal e tem um ataque que já marcou mais de 130 gols – só a dupla formada pelo brasileiro Hulk e o Falcao Garcia fez 63. O colombiano é o artilheiro da Liga Europa com 16 gols, superando o recorde de 15, do alemão Klinsmann, que já durava 15 anos.

O Braga disputou pela primeira vez em sua história a Liga dos Campeões da Europa. Caiu na fase de grupos, eliminado por Arsenal e Shakhtar Donetsk, mas bateu o time inglês por 2 a 0 em Portugal. Na Liga Europa, eliminou o Liverpool, o Dínamo de Kiev e o Benfica.

Com sete jogadores do Brasil no provável time titular, se o Braga conquistar o título, será a taça europeia com a maior participação verde e amarela. Devem estar em campo o goleiro Artur, ex-Coritiba, o zagueiro Paulão, o volante Vandinho, os meias Leandro Salino e Paulo César e os atacantes Alan e Lima.

Apontado como principal responsável pelo sucesso do Porto, o técnico André Villas-Boas, de 33 anos, pode se tornar o mais jovem a ganhar um título europeu. Mas ele não gosta de ouvir que seu time é o favorito para levar o título por ter mais tradição. "Isso não conta nada. O Braga derrubou equipes grandes que eram tidas como favoritas."

No lado adversário, o treinador é um ídolo da torcida do Porto. Domingos Paciên­cia, de 42 anos, foi atacante do clube por 12 anos. E agora também é venerado pelos torcedores do Braga por causa dos feitos que alcançou desde 2009, quando assumiu o cargo. "Não tenho conseguido dormir direito por causa da ansiedade. Estar na final é um sonho do qual não quero acordar."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]