• Carregando...
Novamente juntos: Robinho e Kaká estão confirmados para o jogo de hoje, mas ainda não sabem se com Ronaldinho ao lado | Sergio Moraes/ Reuters
Novamente juntos: Robinho e Kaká estão confirmados para o jogo de hoje, mas ainda não sabem se com Ronaldinho ao lado| Foto: Sergio Moraes/ Reuters

"Dignidade" é a bandeira dos peruanos

A seleção peruana teve um começo até razoável nas Eliminatórias da Copa de 2010. Empatou com dois potenciais classificados, o Paraguai (0 a 0) e o Brasil (1 a 1), em casa. Mas depois desandou. Nos jogos seguintes, venceu apenas um (1 a 0 contra a Venezuela, em Lima) e soma seis derrotas na competição. Assim, com apenas sete pontos, a tentativa de participar de um Mundial ficou adiada para 2014, já que o Peru não tem mais chances de se classificar para o torneio da África do Sul.

Leia a matéria completa

Veja também

Porto Alegre - Dunga pediu aos jogadores que encurralem os peruanos, não tenham medo de tentar o drible ou as jogadas individuais, mesmo que errem e irritem a torcida. O treinador, afinal, sabe que vai enfrentar uma retranca pesada pela frente e – mais ainda – que o time precisa de uma vitória convincente hoje, com facilidade e muitos gols, a partir das 22h10, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

Gols, aliás, que não surgiram em jogos em casa pelas Eliminatórias Sul-Americanas em 2008. Foram três partidas e três empates por 0 a 0 – contra Argentina, em junho, no Mineirão; Bolívia, em setembro, no Engenhão; e Colômbia, em outubro, no Maracanã. Um novo 0 a 0 derrubaria o mundo na cabeça de Dunga. Principalmente porque o adversário é péssimo, vem de derrota por 3 a 1 para o Chile, em Lima, ocupa a lanterna da competição e está em crise.

"Precisamos nos movimentar, atuar em velocidade, tentar o drible e buscar a individualidade", comentou o treinador, confiante em ter o apoio do torcedor – Dunga é querido na cidade e, ao contrário de outras ocasiões, deve ser até aplaudido, como foi no treino de ontem.

A última vitória em casa na disputa por vaga na Copa da África do Sul foi em 21 de novembro de 2007 sobre o Uruguai, no Morumbi: 2 a 1, dois gols de Luís Fabiano. A necessidade de um triunfo, nesta noite, é grande, já que o Brasil caiu para o 4º lugar na classificação, com 18 pontos. E os três confrontos seguintes serão os mais difíceis até o fim da caminhada rumo ao Mundial. O time enfrentará Uruguai, fora, Paraguai, em casa, e Argentina, fora. "O Brasil sempre tem a obrigação de vencer em casa e, se possível, dar espetáculo", afirmou Kaká.

O craque é a aposta de Dunga para aumentar a velocidade no meio-de-campo e a criatividade, dois itens que não existiram no último jogo, no domingo, em Quito, contra o Equador (1 a 1). O técnico evita dar pistas de quem jogará a seu lado, Ronaldinho ou Elano, mas a aposta, em Porto Alegre, é de que dê mais uma chance ao meia-atacante do Milan, já que estará em sua terra natal e terá pela frente um oponente fraco. Ontem, porém, o ex-gremista foi vaiado no estádio do rival Inter.

Por outro lado, se levar em conta o esquema tático utilizado nos últimos meses, vai deixar Ronaldinho no banco. "Já jogamos juntos e tivemos grandes apresentações, como na Copa das Confederações de 2005", lembrou Kaká, referindo-se ao torneio em que a seleção foi campeã, na Alemanha, com boa atuação da dupla. Desde que Dunga assumiu o comando, Ronaldinho e Kaká atuaram lado a lado 14 vezes (nem sempre iniciando a partida). O retrospecto é excelente: 10 vitórias e 4 empates.

Ao vivo

Brasil x Peru, às 22h10, RPC TV, Band e SporTV; e no tempo real aqui da Gazeta Online.

* * * * * *

Em Porto Alegre

Brasil

Júlio César; Daniel Alves, Lúcio, Luisão e Marcelo; Gilberto Silva, Felipe Melo, Ronaldinho (Elano) e Kaká; Robinho e Luís Fabiano

Técnico: Dunga

Peru

Butron; Prado, Zambrano, Rodríguez e Vilchez; Rainer Torres, Miguel Torres, Solano e Chávez; Fano e Ramírez

Técnico: José del Solar

Árbitro: Sergio Pezzota (Fifa-ARG).Horário: 22h10. Estádio: Beira-Rio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]