• Carregando...

O fracasso na Copa da Alemanha ainda está fresco na memória dos torcedores, mas o Brasil já precisa pensar no futuro. E 2007 reserva dois grandes desafios, dentro e fora de campo. Nas quatro linhas, a renovada seleção do técnico Dunga jogará suas primeiras competições oficiais: a Copa América da Venezuela, em julho, e quatro partidas pelas Eliminatórias para a Copa de 2010, na África do Sul. Nos bastidores, a tarefa dos dirigentes é garantir a escolha do país como sede do Mundial seguinte, em 2014.

Seguindo o critério de rodízio continental determinado pela Fifa, caberá à América do Sul organizar a 20ª edição da Copa do Mundo, daqui a sete anos e meio. Como único candidato sul-americano, o Brasil é favorito a receber o torneio, mas terá ainda de superar dois obstáculos em 2007: primeiro, evitar que outro país da região entre na briga - a Colômbia, por exemplo, lançou-se candidata , embora haja um acordo extra-oficial na Confederação Sul-Americana de Futebol de que somente o Brasil pleitearia oficialmente a organização da Copa de 2014.

O segundo problema, e aparentemente mais complicado, é convencer a Fifa de que estará apto a organizar dignamente o Mundial, com estádios em condições no mínimo aceitáveis para a competição, e infraestrutura tecnológica, de serviços e segurança nos níveis exigidos para um evento dessa natureza. A Fifa anunciará o país-sede do Mundial 2014 em novembro de 2007.

Dentro de campo, o técnico Dunga tentará repetir no próximo ano o sucesso obtido nos seus seis primeiros meses à frente da seleção. O capitão do tetracampeonato assumiu a equipe nacional após a derrota na Copa da Alemanha e manteve-se invicto nos seis amistosos disputados no segundo semestre: depois do empate com a Noruega, na estréia, o Brasil de Dunga venceu todos os jogos seguintes, contra Argentina, País de Gales, um combinado do Kuwait, Equador e Suíça.

Em 2007, Dunga terá duas competições oficiais para disputar. No meio do ano, a Copa América na Venezuela. E em quatro datas já reservadas, os primeiros jogos das Eliminatórias para o Mundial da África do Sul. A competição será novamente disputada em turno e returno, ou seja, cada seleção disputará 18 partidas até 2009, quando serão conhecidos os quatro países classificados diretamente para o Mundial. A única mudança nas Eliminatórias da América do Sul é em relação ao quinto colocado, que dessa vez disputará um lugar no Mundial com o representante da Concacaf, a Confederação de Futebol da América do Norte, Central e do Caribe - nas últimas Copas, a repescagem dos sul-americanos era contra uma seleção da Oceania.

O calendário divulgado pela CBF para 2007 prevê, além da disputa da Copa América, entre 26 de junho a 15 de julho, outras 12 datas para jogos da seleção brasileira, de 7 de fevereiro a 21 de novembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]