• Carregando...
 | Márcio Fernandes / Agência Estado
| Foto: Márcio Fernandes / Agência Estado

Não foi uma grande exibição do São Paulo, mas foi uma vitória com a marca do Coração Valente. No início da noite deste domingo, o Tricolor Paulista se recuperou do empate no Morumbi, na estréia no Paulistão, ao derrotar a Portuguesa por 2 a 0 no Canindé, com dois gols de Washington, que fez a sua estreia com a camisa são-paulina - mesmo que o primeiro gol não tenha sido do camisa 9, mas sim contra do zagueiro Ediglê - e deu uma agradável dor de cabeça ao técnico Muricy Ramalho. A Lusa, por sua vez, amargou a segunda derrota consecutiva, a primeirao sob o comando de Mário Sérgio, mesmo tendo sido melhor em grande parte do jogo.

Com o resultado, o Tricolor chegou a quatro pontos na competição, e o seu próximo compromisso será na quarta-feira, às 22h, quando enfrenta o Guarani no estádio Brinco de Ouro da Princesa. Já a Lusa, que continua sem pontuar e fazer gols, volta a jogar em casa em busca da reabilitação. Na quinta recebe o Bragantino, às 22h.

O São Paulo, que promovia as estreias de Washington e Junior Cesar, entrou em campo com um problema de última hora. Indisposto, Borges foi vetado pelo departamento médico, e Hugo entrou no ataque - longe do que pretendia Muricy no rodízio que começou a promover na equipe. Mas não deu tempo de os torcedores repararem na troca, assim como o Coração Valente nem precisou tocar na bola para provar que tem estrela. Com um minuto de jogo, Hernanes cobrou escanteio da esquerda, e Ediglê, em disputa com o atacante, fez contra. O árbitro Paulo Cesar de Oliveira, no entanto, confirmou o gol para o camisa 9.

Em um primeiro momento, a Portuguesa parecia não ter assimilado o golpe, e Hugo quase ampliou aos nove. Fábio defendeu com segurança. Mas foi por pouco tempo. A Lusa logo tomou o controle da partida, passando a criar várias chances de gol. Aos 15, Marco Antonio deixou Hernanes para trás e obrigou Rogério Ceni a espalmar para fora. Um minuto depois, após cobrança de escanteio, Ediglê, livre na área, mandou por cima do gol.

Os donos da casa jogavam melhor, e o Tricolor contava com a sorte. Aos 30, faltou pouco para o hexacampeão brasileiro sofrer o empate. Athirson tabelou com Edno e recebeu na área, mas na disputa com Miranda foi o zagueiro são-paulino quem chutou contra o próprio gol. Ceni defendeu parcialmente, e no rebote Fabrício Carvalho cabeceou no travessão. Na sequência do lance, o mesmo Fabrício Carvalho ficou com a bola, mas na hora da conclusão Renato Silva entrou de carrinho para salvar.

A equipe de Muricy Ramalho, tentando tocar a bola para controlar o jogo, encontrava dificuldades para encaixar um contra-ataque, e a Lusa continuava pecando nas conclusões. Athirson e Fellype Gabriel pararam nas mãos de Rogério Ceni aos 32 e 33, respectivamente. Fabrício Carvalho ainda perdeu a última chance da primeira etapa, aos 40. Ednou cruzou da esquerda, e ele cabeceou à esquerda.

Lusa volta pressionando, mas Washington mostra faro de goleador

O segundo tempo começou como terminou o primeiro, com a Portuguesa em cima do São Paulo, mas a sorte não sorria para o time agora comandado por Mário Sérgio. No primeiro minuto, Rai arriscou de longe e acertou a trave esquerda de Rogério Ceni. Apesar do predomínio dos anfitriões, os dois times erravam muitos passes, principalmente lançamentos mais longos buscando os atacantes - do lado tricolor, Washington, e do lado da Lusa, Fabrício Carvalho.

Aos oito, Hugo chutou forte e rasteiro de fora da área, e Fábio se esticou todo para fazer grande defesa. O São Paulo voltou a ameaçar aos 15, quando Miranda dominou em boas condições na área, mas pegou mal e isolou a bola. Aos 21 a história do jogo começaria a ser definida. Depois de defender chute de Fabrício Carvalho, Rogério Ceni sentiu uma lesão muscular na parte posterior da coxa direita ao repor a bola. Em seu lugar entrou Denis, contratado à Ponte Preta na última quarta e apresentado na quinta-feira.

Reserva na Macaca, ele chegou ao Morumbi para ser o terceiro goleiro, mas estava no banco porque Bosco, o reserva imediato, se recupera de dores na panturrilha. Para reforçar a marcação, Muricy tirou Hugo e lançou Richarlyson. Foi o suficiente para o Tricolor ganhar nova vida. Aos 31, Washington deixou Richarlyson cara a cara com Fábio, mas o volante chutou em cima do goleiro. Foi apenas um ensaio. Para valer, o Coração Valente mostrou por que tem faro de goleador. Dois minutos depois, Zé Luís cruzou da direita, e o camisa 9, sem marcação, cabeceou com força para fazer 2 a 0.

Desmotivada, a Portuguesa passou a observar o adversário tocar a bola e administrar o resultado, mas ainda assim teve oportunidade de diminuir. Aos 42, a zaga são-paulina deu mole, Rogério entrou sozinho na área e chutou para a boa intervenção de Denis - três minutos antes, o mesmo Rogério já obrigara o goleiro a defesa providencial, espalmando a escanteio. E Denis mostrou que está preparado para entrar em campo sempre que for preciso. No último lance da partida, fez excelente defesa em cobrança de falta de César Prates.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]