• Carregando...
Harel Levy comemora a vitória no jogo decisivo: segundo o tenista, a torcida fez falta aos suecos | Drago Prvulovic/ Reuters
Harel Levy comemora a vitória no jogo decisivo: segundo o tenista, a torcida fez falta aos suecos| Foto: Drago Prvulovic/ Reuters

O duelo mais emocionante da primeira rodada da Copa Davis foi justamente aquele a que ninguém assistiu. Em um ginásio fechado na cidade de Malmö, na Suécia, por razões de segurança, Israel conseguiu uma épica vitória por 3 a 2 sobre os donos da casa, sete vezes campeões da disputa entre países. Detalhe: os israelenses que entraram em quadra ontem perdendo o duelo por 2 a 1 só conseguiram a virada após duas partidas de cinco sets.

A série chamou a atenção mundial pela decisão das autoridades locais de fechar os jogos para o público. Havia o temor de que, por causa dos recentes ataques de Israel à Faixa de Gaza, a equipe do país fosse hostilizada ou sofresse algum tipo de agressão. A medida, porém, não evitou problemas do lado de fora do ginásio. No sábado, uma manifestação pró-Palestina e anti-Israel reuniu 5 mil pessoas na entrada do complexo desportivo. Três pessoas foram presas após confronto com a polícia.

Israel começou a construir sua virada quando Dudi Sela, melhor tenista do país, derrotou o sueco Thomas Johansson por 3 sets a 2 (3/6, 6/1, 4/6, 6/4 e 6/2).

Com o 2 a 2 no placar do confronto, a decisão ficou para a partida entre Harel Levy e Andreas Vinciguerra. O jogo durou 3h34min, teve cinco sets e acabou com vitória de Levy também por 3 a 2, parciais de 6/4, 4/6, 6/4, 3/6 e 8/6, resultado que deu início a uma barulhenta festa israelense no silencioso ginásio sueco.

"Fizemos história neste fim de semana, espero que as pessoas tenham admirado nossa vitória sobre um dos maiores campeões da Davis. O tênis foi o verdadeiro vencedor deste fim de semana", comemorou o capitão Eyal Ran.

"Fantástico, incrível, o melhor dia da vida, ainda mais jogando duas partidas neste fim de semana com um placar de 8/6 no quinto set (foi com esta contagem que ele perdeu para Johansson, na sexta)", festejou Levy, antes de cutucar os anfitriões. "Sinto muito por Vinciguerra, mas talvez a Suécia tenha perdido o confronto porque não teve a vantagem normal de um ginásio cheio."

Agora, Israel enfrenta a Rússia, em julho, pelas quartas-de-final. A Suécia, por sua vez, irá jogar a repescagem em setembro. Tempo suficiente para digerir a derrota do fim de semana. "Não quero ver uma raquete de tênis ou uma bolinha por alguns dias, talvez para sempre", resumiu Vinciguerra.

Outros duelos

Nos outros confrontos, destaque para a vitória da Espanha sobre a Sérvia, em Benidorm. O duelo foi decidido com a vitória de Rafael Nadal sobre Novak Djokovic por 3 sets a 0, parciais de 6/4, 6/4 e 6/1. Para cumprir tabela, David Ferrer jogou com Viktor Troicki e o venceu por 2 a 0 (6/0 e 6/3), fechando assim a disputa de melhor de cinco rodadas por 4 a 1 para os donos da casa.

Outros resultados: Alemanha 3 x 2 Áustria; Rússia 4 x 1 Romênia; EUA 3 x 1 Suíça; Argentina 5 x 0 Croácia; República Tcheca 3 a 2 França; Croácia 5 x 0 Chile. Os jogos das quartas-de-final são Israel x Rússia, Espanha x Alemanha, República Tcheca x Argentina e Croácia x EUA.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]