• Carregando...
 | Reprodução
| Foto: Reprodução

Indefinição

No mundo real, as propostas do Bom Sendo FC ainda são apenas ideias, apesar do apoio verbal do governo. Não se sabe, por exemplo, se sua possível implantação seria por Medida Provisória ou emenda à Lei de Responsabilidade Fiscal. "Todo mundo sabe da nossa proposta. O governo agradeceu e reconheceu o Bom Senso como um interlocutor válido. Mas, como a lei vai ficar é algo que nos escapa", diz Ricardo Martins, diretor de estratégia e comunicação do Bom Senso.

E se todas as reivindicações do Bom Senso Futebol Clube fossem colocadas em prática? Pois dois jovens programadores, Max Aveiro e Andrey Fonseca, levaram a ideia a sério e criaram uma atualização para o Football Manager – um simulador no qual o jogador faz o papel de técnico e manager ao mesmo tempo –, moldada segundo todas as propostas do movimento.

Para jogar, é preciso ter o game e fazer o download da atualização pela internet. Desde que foi anunciada, no dia 26 de dezembro de 2014, a atualização foi baixada 1.100 vezes, de acordo com Andrey Fonseca, 20 anos, estudante de Análise de Sistemas.

Ele e Max tiveram a ideia de adaptar as propostas do movimento depois que jogadores como Alex e Paulo André começaram a destacar o Bom Senso FC. Entre pesquisa e programação, tudo ficou pronto em uma semana.

A atualização muda as regras dos estaduais, da Copa do Brasil, e dos Brasileiros das Séries C e D, que passam a ser regionalizados. Os estaduais são realizados no formato de copa, com 32 times nas primeiras divisões, e apenas sete jogos para chegar ao título. A Copa do Brasil é disputada o ano todo, com todos os clubes profissionais.

Já a Série C ganha mais clubes, ficando com 48; e a Série D, 148 times. Aqui existe uma divergência com o Bom Senso, por dificuldade na programação. O movimento prevê a existência de uma Série E, com 432 times.

A principal diferença constatada por Andrey jogando com a atualização foi que os "jogadores ficaram menos desgastados e houve um menor número de lesões". Segundo Andrey, foram muitos os elogios, e as críticas recebidas foram "construtivas".

Andrey acha que o Bom Senso sozinho não é a solução para todos os problemas. "O futebol brasileiro precisa de uma reforma geral, hoje não somos bons em quase nada." Mas, vascaíno, ele tem uma opinião sobre Eurico Miranda que deixaria os integrantes do movimento de cabelo em pé. "Tenho esperança de dias melhores, principalmente com a volta do Eurico ao Vasco."

Ricardo Martins, diretor de estratégia e comunicação do Bom Senso FC, não conhece a atualização, mas aprovou a iniciativa. Andrey e Max, que torce para o Juventus-SP, não contataram o Bom Senso, mas acham "que seria legal todo mundo unido pelo bem do futebol brasileiro".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]