• Carregando...

Acompanhe os lances polêmicos da vitória do Botafogo

Campo ruim, arbitragem ironicamente confusa - acertou ao anular dois gols ilegais, mas não sem tumultuar a partida - e vitória do Botafogo versão 2009. Em sua estreia no Campeonato Carioca, o Glorioso derrotou o Boavista por 2 a 1 na tarde deste sábado, no estádio Elcyr Resende de Mendonça, em Saquarema, e deu esperanças à torcida, que compareceu em ótimo número e aplaudiu o esforço dos jogadores, principalmente Maicosuel. Sem Reinaldo, vetado por causa de lesão muscular, o dono da 10, camisa que há bem pouco tempo pertencia a Lucio Flavio, um dos ídolos recentes dos alvinegros, foi o grande nome do jogo e ainda marcou o primeiro gol do estadual.

Com o resultado, o Botafogo assume a liderança do Grupo B, mas não está sozinho. Ao seu lado, Mesquita e Macaé venceram Bangu (3 a 1) e Volta Redonda (2 a 0), respectivamete, e têm melhor saldo de gols. O próximo compromisso do Alvinegro é na próxima quinta-feira, contra o Macaé, às 18h45m, no Engenhão. Já o Boavista, algoz do Glorioso em 2007, quando o derrotou no mesmo Elcyr Resende de Mendonça, impedindo que o time chegasse às semifinais da Taça Guanabara, tenta a recuperação contra o Voltaço, quarta-feira, às 17h, no Raulino de Oliveira.

A forte chuva que castigou o Rio de Janeiro durante a semana deixou sequelas no estádio Elcyr Resende de Mendonça, em Saquarema. Com o gramado pesado, apresentando poças d'água em vários pontos, a partida começou com os jogadores tendo dificuldade para carregar a bola e dar sequência às jogadas. E foi exatemente isso que atrapalhou o Boavista, que começou impondo um ritmo mais forte e pressionando o Botafogo. Mas foi dos visitantes a primeira boa chance. Aos 8, Diego cruzou da direita, a bola passou por toda a pequena áera, e Victor Simões chegou atrasado.

Dois minutos depois, a resposta dos anfitriões. Bate-rebate na área alvinegra, e a bola sobrou para Têti - que já defendeu as cores do Botafogo - desperdiçar ótima oportunidade. A partir daí, domínio total alvinegro, e o gol não demorou a surgir. Pessanha derrubou Alessandro na entrada da área. Falta perigosa, que Maicosuel, depois de Juninho ameaçar fazer a cobrança, aproveitou para colocar com categoria a bola no ângulo esquerdo de Erivélton, aos 15.

Àquela altura, muitos torcedores ainda tentavam entrar no estádio - a torcida da casa teve de ceder espaço atrás de um dos gols, pois os alvinegros não tinham mais onde ficar. Em campo, a equipe da capital poderia ter ampliado aos 25, quando Diego recebeu bom passe de Victor Simões, entrou na área e chutou para o goleiro espalmar a escanteio. Depois da cobrança, Leo Silva quase ampliou ao cabecear à esquerda. O Boavista respondeu aos 34, mas Renan fez boa defesa em falta cobrada por Bruno Moreno.

Aos 35, a primeira polêmica do jogo. Amarildo levantou na área, e Santiago cabeceou para empatar. O árbitro Marcelo de Souza Pinto, no entanto, não validou, alegando que o zagueiro empurrou Eduardo ao subir para concluir. Lance difícil, mas houve falta e o gol foi bem anulado. O Botafogo ainda perdeu boa chance com Lucas Silva, que aos 39 chutou em cima de Erivélton, antes de sofre o empate nos acréscimos. Tony soltou a bomba da entrada da área, aos 46, sem chances de defesa para Renan. A bola ainda bateu na trave esquerda antes de morrer no fundo das rendes.

Lambança geral da arbitragem, e jogo fica com clima quente

A etapa final começou com as duas equipes buscando o ataque, mas demorou pouco para que a arbitragem perdesse o controle da partida. Aos cinco minutos, Eduardo cruzou da esquerda, e Alessandro cabeceou para fora, mas a bola furou a rede e entrou. Os alvinegros comemoram o gol, e o árbitro correu para o meio-campo. (Veja o lance e acompanhe toda a polêmica).

Os jogadores do Boavista, no entanto, cercaram Marcelo de Souza Pinto apontando para o auxiliar Jackson Lourenço Massara dos Santos, que marcara a irregularidade. Depois de quase oito minutos de confusão, o quarto árbitro, Estevão Cunha Trindade, chamou Marcelo, que voltou atrás e acertou na marcação do tiro de meta, mas ficou a dúvida se não houve consulta às imagens da televisão, o que é proibido pela Fifa. Foi o suficiente para o árbitro se perder, passar a inverter faltas e distribuir cartões amarelos apenas para os atletas botafoguenses, apesar de algumas faltas duras do Boavista.

O Botafogo continuava melhor na partida, levado pelas boas atuações de Leandro Guerreiro, Victor Simões e Maicosuel. Aos 15 e 18 poderia ter voltado a ficar em vantagem, mas Victor Simões desperdiçou. Na primeira a bola saiu rente à trave esquerda, e na segunda o goleiro fez grande defesa. Aos 32, Maicosuel fez fila até entrar na área, mas acabou prendendo demais a bola. O Boavista resolveu jogar mais no campo de ataque, fazendo o adversário recuar mais. Aos 39, Tony, que dava bastante trabalho à zaga alvinegra, chutou cruzando. Alessandro salvou em cima de linha.

E quando o jogo já se encaminhava para o empate, brilhou a estrela de Maicosuel, o melhor jogador do Botafogo na partida. Aos 49, Thiaguinho cruzou do bico da grande área, pela esquerda, e o camisa 10, que assumiu o lugar de Lucio Flavio, ídolo da torcida nos últimos três anos, colocou mais uma no ângulo de Erivélton, desta vez usando a cabeça. Fim de jogo, e os jogadores foram comemorar junto à torcida que lotou o estádio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]