• Carregando...
Presidente do Brasil acredita que já chegou o momento dos Jogos Olímpicos serem organizados por um país em desenvolvimento | Toby Melville / Reuters
Presidente do Brasil acredita que já chegou o momento dos Jogos Olímpicos serem organizados por um país em desenvolvimento| Foto: Toby Melville / Reuters

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a candidatura do Brasil para sediar as Olimpíadas de 2016, dizendo na sexta-feira que o poder econômico crescente dos países em desenvolvimento precisa ser refletido nos esportes.

Lula, que foi a Londres para a reunião de líderes do G20, visitou as obras do Parque Olímpico de Stratford para os Jogos Olímpicos de 2012 e defendeu a candidatura do Rio de Janeiro como primeira cidade sul-americana a sediar os Jogos Olímpicos.

"Os Jogos Olímpicos não podem ser privilégio apenas do que eles consideram o mundo desenvolvido", disse Lula a jornalistas depois de visitar um grande canteiro de obras na zona leste de Londres que vai sediar o evento de 2012.

"A Olimpíada é um momento esportivo sem precedência na história do mundo e a América Latina, e sobretudo a América do Sul, tem o direito de sediar uma Olimpíada, sobretudo o Brasil", disse Lula.

Não é a primeira vez que Lula reivindica mais influência para os países em desenvolvimento. Ele disse que o desenvolvimento do G20, que inclui os principais países emergentes, como fórum para solucionar a crise financeira global, demonstra a importância disso.

O presidente acrescentou que, excetuando os Jogos do México, em 1968, e as Olimpíadas de Pequim, no ano passado, as Olimpíadas sempre foram sediadas por países desenvolvidos. Foi o mesmo argumento que ele apresentou nas reuniões do G20 esta semana para defender o apoio ao Rio.

O Rio de Janeiro concorre com Tóquio, Chicago e Madri para ser a sede das Olimpíadas de 2016. O vencedor será escolhido pelo Comitê Olímpico Internacional em Copenhague em 2 de outubro.

Com a crise econômica cobrando seu preço da economia mundial, Lula disse que o governo federal brasileiro dará garantias contra quaisquer prejuízos possíveis decorrentes de se sediar os Jogos Olímpicos.

"Assumiremos a responsabilidade financeira", disse ele.

Acompanhado pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o prefeito carioca, Eduardo Paes, Lula disse que o Rio, com seus morros e praias, é "abençoado com a beleza que Deus lhe deu", que fará da cidade um lugar atraente para as Olimpíadas.

O governador do Rio disse que o fato de que o Brasil vai sediar a Copa do Mundo de 2014 deve ajudá-lo em sua candidatura olímpica, já que os Jogos se beneficiariam das mesmas instalações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]