• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

Pela internet, torcedores de Atlético, Coritiba e Paraná decidiram organizar uma passeata para pedir paz no futebol. A concentração será neste sábado(7), às 10h, na Praça Santos Andrade, em frente o prédio central da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Centro de Curitiba. O movimento ganhou força após os incidentes no Atlétiba de 25 de outubro, pelo Campeonato Brasileiro.

Após o jogo, o estudante de Direito e torcedor do Atlético, João Henrique Vianna foi atropelado pelo carro conduzido pelo torcedor do Coritiba, Krystopher Mar­­tins Salvador. Vianna foi internado em estado gravíssimo no Hospital do Trabalhador e acabou falecendo dias depois. Pela cidade, 28 ônibus coletivos foram danificados por ações dos vândalos.

O cenário de guerra uniu internautas. As trocas de ofensas entre torcidas, comum na internet, perderam espaço para o pedido de paz. Em comunidades de torcidas e times, no site de relacionamento Orkut, o momento noteou novos tópicos. Na maioria dos comentários, o tom era de indignação.

"É absolutamente lamentável que estes marginais estejam utilizando como pretexto as torcidas organizadas e subdivisões para pregar violência e mortes em nossa comunidade, fazendo com que as pessoas de bem fiquem cada vez mais amedrontadas em sair de suas casas e irem aos estádios, ou temerosas em apenas vestirem as camisas de seus clubes de coração", diz a educadora física, Camila Lopes Ferreira, torcedora do Atlético e uma das organizadoras da passeata.

Além da punição àqueles que praticam atos de violência em dias de jogos, os manifestantes pedem uma delegacia específica do futebol, com alocação de um Juizado Especial Itinerante em dias de jogos. "Sabemos que não vamos conseguir acabar com os problemas, mas podemos encontrar formas reduzí-los", lembra Camila.

A estimativa dos organizadores é de que pelo menos 150 pessoas participem da passeata. A caminhada que, no primeiro momento passaria pelos estádios de Atlético, Coritiba e Paraná, foi descartada por medida de segurança. Com isso, a concentração será na Praça Santos Andrade e deve terminar na Boca Maldita, no Centro de Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]