• Carregando...
Veja as chances de cada time cair |
Veja as chances de cada time cair| Foto:
  • Veja a ficha técnica do jogo
  • O meio campista Pedro Ken comemora a vitória com o Galo, sábado à noite, ajudando a torcida no já famoso

Escapar do rebaixamento, conquistar uma vaga na Copa Sul-Americana ou mesmo chegar a uma simbólica colocação entre os quatro primeiros colocados do returno. Não necessariamente nessa ordem, e com repetições espaçadas, o discurso alviverde muda tão rápido quanto o desempenho da equipe no Campeonato Brasileiro – deixando a torcida sem saber mais o que esperar ou almejar.

Otimista, Ney Franco chegou a descartar o rebaixamento após a 33.ª rodada, quando venceu o Vitória por 1 a 0. Disse na ocasião: "Está na hora de pensarmos na Sul-Americana". Mas foi só perder para o Botafogo, na rodada seguinte, que o perigo voltou a rondar o Alto da Glória. Tanto que a partida seguinte, contra o Galo, foi classificada como decisão.

A vitória dramática por 2 a 1, no sábado, contudo, fez as falas chegarem a um meio termo. Ninguém nega que os riscos de queda ainda existem (está a cinco pontos da ZR), tampouco, que a vaga na competição continental não está descartada. Mas o objetivo agora passou a ser terminar a competição de forma honrosa, tanto para resgatar um pouco do ano do centenário, como o próprio elenco alviverde.

"A nossa proposta é de ter uma boa campanha no 2.º turno. O ano vai fechando, mas tem de ser comemorado pela situação. Não adianta lembrar do primeiro semestre. Temos de ir em frente e comemorar as boas vitórias com o torcedor", afirmou Ney Franco logo após a partida contra o Atlético-MG.

"O ano inteiro passava por esse jogo. Por isso essa vitória tem de ser valorizada, comemorada, mas ainda temos três jogos para terminar bem o ano", disse Pedro Ken. "Sabíamos que o fantasma do rebaixamento não ia nos pegar, não merecíamos isso. Nesse 2.º turno demos o retorno para a torcida. Se tivéssemos esse desempenho desde o início, estaríamos brigando pela Libertadores."

As declarações pós-jogo servem para prever o discurso que será utilizado no Alto da Glória nesta semana. Ao menos até a partida de domingo que vem, contra o Santos, na Vila Belmiro. De lá, o Alviverde certamente embarcará em outra onda.

"Dependendo do complemento da rodada temos duas frentes para encarar o Santos. Será uma decisão para a gente fora de casa", afirmou Ney Franco, que espera, nas três partidas que restam, manter o desempenho recente: vencer times de tradição. Depois do Peixe, o Alviverde encara Cruzeiro, no Mineirão, e Fluminense, no Couto Pereira.

"Alguns jogos por si só já são jogos motivantes. Com o Coritiba aconteceu isso. Mas só posso falar do 2.º turno, no qual vencemos grandes equipes e tivemos apenas um tropeço grave, contra o Barueri. Mas são três pontos que estão fazendo muita falta agora", lembrou o técnico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]